Comemoração

Caxias comemora 195 anos de adesão à independência

Data é marcante na história da “Princesa do Sertão Maranhense”, que foi um dos maiores focos de resistência portuguesa no Maranhão

IGOR LINHARES / O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Mirante da Balaiada, um dos marcos turísticos da cidade de Caxias, no Maranhão (Mirante da Balaiada)

CAXIAS – A cidade de Caxias, distante 360 quilômetros de São Luís, é uma das mais populosas do estado com mais de 160 mil habitantes, completa hoje, 1º de agosto, 195 anos de adesão à independência do Brasil. Caxias é berço de Vespasiano Ramos, Coelho Neto e Gonçalves Dias.

A data é marcada por reviver o momento histórico em que o povo caxiense deixou de ser domínio português e aderiu à Independência do Brasil. A Vila de Caxias tornava-se, também, livre do cunho de estado colonial e se constituía em um próspero centro comercial e soberano da nova Província do Maranhão.

Caxias foi um dos maiores focos de resistência portuguesa no Maranhão. Enquanto São Luís aderiu à Independência em 28 de julho de 1823, a “Princesa do Sertão” na figura do tenente português João José da Cunha Fidié (comendador da Ordem de Avis e diretor do Colégio Militar) resistiu até ser preso em um sobrado, onde hoje está situada a Praça Gonçalves Dias.

Foi pelo Morro do Alecrim ou Morro das Tabocas que as tropas do Exército brasileiro invadiram Caxias e pela Rua 1º de Agosto, chamada na época de Caminho dos Jesuítas, que os soldados chegaram à Igreja da Matriz. Terminava assim a resistência de quase um ano ao governo de Dom Pedro I. Tendo em vista que o Brasil havia decretado Independência de Portugal um ano antes.

“A Princesa do Sertão”

A história de Caxias começa, no século XVII, com o Movimento de Entradas e Bandeiras ao interior maranhense para o reconhecimento e ocupação das terras às margens do rio Itapecuru, durante a invasão francesa no Maranhão, principalmente com o trabalho valoroso dos missionários religiosos em busca de almas para a fé cristã. O local onde está situada a cidade foi, primitivamente, um agregado de grandes aldeias dos índios Timbiras e Gamelas, que conviviam pacificamente com os franceses. Porém, com a expulsão dos franceses do Maranhão, em 1615, os portugueses subjugaram tais aldeias e venderam os índios como escravos.

Várias denominações foram impostas ao lugar, dentre as quais, Guanaré – denominação indígena –, São José das Aldeias Altas, Freguesia das Aldeias Altas, Arraial das Aldeias Altas, Vila de Caxias e, finalmente, através da Lei Provincial, número 24, datada de 5 de julho de 1836, fora elevado à categoria de cidade com a denominação de Caxias. Foi na Igreja de São Benedito que, em 1858, o antístite da Igreja Maranhense, dom Manoel Joaquim da Silveira, denominou Caxias com o título: “A Princesa do Sertão Maranhense”.

Festa

Para comemorar o marco histórico do município, será realizada hoje uma solenidade em comemoração à data em frente a sede da Prefeitura, localizada na Praça Dias Carneiro, no Centro. Estarão presente autoridades, políticos, empresários e a sociedade. Para celebrar a data, haverá hasteamento de bandeiras, formação de tropa e o tradicional corte do bolo em celebração à data simbólica para os caxienses.

Posterior ao ato solene, o prefeito de Caxias, Fábio Gentil sairá em caravana realizando a entrega de obras. Na ocasião, serão inauguradas a reforma de 28 escolas, duas praças, quadras poliesportivas, sistema de iluminação de LED da Avenida Alvorada, no bairro Mutirão, além de anunciar o lançamento de outras obras

No sábado (4/8) e domingo (5/8), haverá o grande show musical realizado pela Prefeitura de Caxias, no Parque da Cidade. Em um evento de grande porte, para comemorar a data alusiva à adesão de Caxias à Independência do Brasil, os cantores Bell Marques e Avine Vinny, entre outros, se apresentarão para a população.

Saiba mais

Programação musical

Bell Marques

Avine Vinny

Limão com Mel

Brucelose

Cláudia Rodrigues

Gelson Santos

Forró das Antigas

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.