Folga

Diversão com criatividade e sem muitos gastos nas férias

Especialistas dão dicas para aproveitar melhor o período com as crianças; período é propício para iniciar atividades, tais como esportes e passeios

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Criança brinca de pintar e solta a criatividade com tintas e pincéis

SÃO LUÍS - Durante quase todo ano, as famílias têm uma rotina bem alinhada: escola, trabalho, atividades físicas e extracurriculares, com alguma variação de um local para outro. Mas e quando chegam as férias? Quais atividades os adultos podem fazer para que as crianças e os adolescentes ocupem o tempo e não caiam no tédio? “Em tempos de crise, nem sempre é possível investir em viagens. Por isso, pais e responsáveis precisam pensar em atividades que caibam no orçamento, sem comprometer as contas básicas e fundamentais”, lembra Reis Rocha, coordenador do curso de Ciências Contábeis, da Faculdade Estácio São Luís.

Equilibrar o orçamento é uma tarefa difícil, porém necessária. Além disso, ainda é preciso gerenciar o tempo da meninada em concomitância com as atividades laborais. “Nesses dias de folga, é preciso buscar uma rotina, mesmo nas férias. Envolver a criança em um planejamento, seja em uma viagem (quando possível) ou em casa mesmo. O importante é ensinar questões de planejamento e ter noções de responsabilidade”, sugere a psicóloga Celiane Chagas, do Hapvida Saúde.

Psicóloga Celiane Chagas afirma que é preciso buscar uma rotina, mesmo nas férias

O período é propício para iniciar atividades, tais como esportes, passeios a lugares nunca visitados e viagens. As férias podem ser uma forma de aproximar os filhos dos demais parentes, que, geralmente, adoram a companhia das crianças, como os avós, primos e tios. Em casa, é preciso elaborar atividades que façam com que a coletividade seja trabalhada. Jogos de tabuleiro, atividades físicas, gincanas, jogos com obstáculos, entre outros, podem ser utilizados.

Fora de casa, visitas a museus, passeios em parques e praças, atividades como andar de bicicleta e andar de patins são uma boa forma de interação. Shoppings Centers são uma boa opção de lazer e diversão por sua diversidade de atividades, entre elas, cinema, espaço de jogos, lanchonetes, livrarias – algumas possuem espaços para leitura e contação de histórias.

Reis Rocha diz que pais devem pensar em atividades que caibam no orçamento

Saiba Mais

Sugestões de atividades feitas pela especialista para as férias:

Em casa
- Faça uma gincana, chame as crianças da vizinhança – se for em um condomínio, fica ainda mais fácil;

- Acampe dentro de casa com as crianças, finjam que o terraço ou a sacada é uma selva;

- Faça uma pista de obstáculos dentro de casa, na sala, no corredor ou no quarto. Crie obstáculos com almofadas, travesseiros, caixas, cadeiras, cobertores e uma linha de chegada. Quem chegar primeiro sem derrubar nada vence; e quem perder pode pagar uma prenda;

- Monte um jogo da memória com trechos de músicas, para a criança completar;

- Escreva uma história em quadrinhos, com a ajuda do seu filho;

- Monte peças teatrais, use os bonecos das crianças, pode ser até mesmo os bichos de pelúcia;

- Aprenda arte com papel;

- Convide amigos dos seus filhos para brincarem na sua casa e deixe seu filho ir à casa deles também, com atenção à idade;

- Fazer o Diário de Férias: fotografe as brincadeiras, passeios, etc

- Convide os amigos do seu filho e façam a noite do pijama ou dos games;

- Realizem uma sessão cinema com pipoca;

- Para os menores: Faça máscaras de super-herói!

Fora de casa
- Visite um museu, uma exposição, uma biblioteca;

- Passe alguns dias com os avós ou tios que têm filhos, brincar com os primos é quase sempre bom e saudável;

- Leve as crianças a um parque ou pracinha para soltar pipa;

- Programe passeio de bicicleta em família;

- Leve seus filhos para andar de patins ou skate, por exemplo;

- Se tiver praia, curtam muito a areia e o banho de mar

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.