Palanque dos Leões

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30

Faltando pouco mais de três meses para as eleições deste ano, o governador Flávio Dino (PCdoB) intensifica sua agenda de pré-campanha. E, na busca desenfreada por votos, comete abusos.
Um deles, é o desvirtuamento do uso da estrutura do Palácio dos Leões.
Nesta semana, o comunista recebeu no local uma comitiva composta pelo prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB), mais 15 vereadores.
O tema da reunião não foram ações e benefícios para a cidade. Segundo a própria mídia governista, o gestor e sua base aliada foram recepcionados em agenda não administrativa para tratar de apoio político. Ainda de acordo com os aliados do governador, Gentil declarou voto em Dino.
Foi com esse mesmo objetivo - articular apoio político-eleitoral - que o chefe do Executivo abriu os salões do Palácio, em abril, para anunciar aos partidos aliados a composição da sua chapa majoritária.
São eventos que, repise-se, nada têm a ver com a rotina administrativa do Estado.
E que têm transformado a sede oficial do governo em um notório “Palanque dos Leões”.

Paralisação
Servidores da Saúde estadual em Imperatriz encaminharam ao Ministério Público documento informando que farão paralisação de advertência dos serviços nesta quinta-feira, 28.
Devem ser afetados o Hospital Regional Materno Infantil, a UPA de Imperatriz e a Casa da Gestante, todos sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES).
O movimento tem como objetivo pressionar o Governo do Estado a pagar verbas rescisórias de trabalhadores terceirizados da BioSaúde. Todos eles foram absorvidos pela Emserh.

Falando em saúde…
O ex-deputado Ricardo Murad, pré-candidato do PRP ao Governo do Maranhão, denunciou mais um caso de descaso.
Postou nas redes sociais uma foto de parte do forro de uma UTI do Hospital Carlos Macieira que, aparentemente, desabou.
- O forro caiu. Além da falta de medicamentos, de material médico-hospitalar, dos calotes e atrasos nos salários e direitos trabalhistas, a estrutura física está ruindo. Resultado do desastroso governo de Flávio Dino - criticou.

Audiência
Vereadores de Araioses estiveram ontem em São Luís em busca de apoio para restabelecer a normalidade administrativa do município.
Eles foram recebidos na presidência da Assembleia Legislativa, em audiência solicitada pelo deputado César Pires (PV), e defendem o afastamento do atual prefeito, Cristino Gonçalves de Araújo.
- Os vereadores são porta-vozes do descontentamento da população de Araioses, prejudicada pela falta de merenda e transporte escolar, sem medicamentos, transitando em ruas esburacadas - declarou Pires.

Denúncia
O presidente do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão, Isaias Castelo Branco, protocolou no Ministério do Trabalho nova denúncia contra os empresários do transporte público de São Luís.
O documento tem como base descumprimentos de cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
Entre os itens supostamente desrespeitados, destaque para a não concessão do ticket-alimentação e atrasos nos pagamentos dos planos de saúde e odontológico e de horas extras.

Desnorteado
O deputado Rogério Cafeteira (DEM) tem batido cabeça no plenário da Assembleia. Embora líder do governo, ele não consegue pôr em votação emenda à Constituição de sua autoria.
A PEC de Cafeteira tramita há semanas e não vinga. A proposta flexibiliza o prazo para alienação e cessão de bens integrantes do patrimônio estadual.
Curiosamente, no dia em que se poderia votar a PEC, ontem (26), o líder do governo pediu conferência de quórum inviabilizando o processo, talvez por receio de mais uma derrota, pelos próprios aliados.

Fiscalização
O vereador Osmar Filho (PDT) cumpriu a determinação do Ministério Público Eleitoral (MPE) e retirou da divulgação do evento “Copa dos Amigos” nomes de políticos que estavam apoiando.
O MPE emitiu recomendação para que a divulgação de dois deputados federais fosse retirada do evento, que previu sortear R$ 1 mil a cada gol do Brasil.
Para o órgão fiscalizador, os nomes dos políticos poderiam configurar propaganda eleitoral antecipada. E um dos que divulgaram o evento foi o futuro presidente da Câmara da capital, Osmar Filo.

DE OLHO

R$ 3,5 bilhões é quanto o governo Flávio Dino (PCdoB) já arrecadou em impostos dos maranhenses só no ano de 2018.

E MAIS

• Os fatos novos envolvendo capelães podem acelerar uma representação sobre o caso, que hiberna na Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) do Maranhão.

• O deputado estadual Wellington do Curso (PSDB) denunciou novas irregularidades no concurso de formação de soldados da PM.

• A ex-governadora Roseana Sarney (MDB) prepara com aliados a agenda para a segunda etapa da sua caravana pré-eleitoral.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.