Tecnologia

Acadêmicos da Universidade Ceuma vencem maratona

Evento de inovação e tecnologia correu na área do Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, operado pela Vale; o trio arrematou um prêmio R$ 20 mil

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Estudantes da Universidade Ceuma exibem prêmio conquistado na competição (Estudantes da Universidade Ceuma exibem prêmio conquistado na competição)

SÃO LUÍS - Três acadêmicos da Universidade Ceuma conquistaram o Hackathon Mobilidade, maratona de inovação e tecnologia que reuniu dezenas de estudantes universitários, no último fim de semana, na área do Terminal Marítimo da Ponta da Madeira, operado pela Vale. Os vencedores são alunos dos cursos de engenharia de produção e sistemas de informação.

Competiram na maratona 30 universitários dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará. O desafio da maratona consistia em elaborar soluções tecnológicas destinadas à mobilidade na área do terminal portuário da Vale.

Os alunos da Universidade Ceuma, Kássia Pereira (Engenharia de Produção), Andreia Costa (Sistemas de Informação) e Ramon Luigi (Engenharia de Produção), que integraram a equipe Valemover, registraram o melhor desempenho entre os competidores e ganharam o desafio. O trio arrematou um prêmio R$ 20 mil, demonstrando extrema competência ao aplicar os conhecimentos obtidos na graduação e a qualidade do ensino da instituição onde estudo.

“Estamos realizando um sonho, pois este evento nos deu a oportunidade de colocar em prática o que aprendemos na teoria dentro da sala de aula”, comemorou Ramon Luigi, membro da equipe vencedora.

Coube a um corpo de jurados formada por profissionais da Vale, representantes da academia e do governo escolher a solução vencedora. No julgamento, foi levando em conta o potencial de cada uma das conexões para contribuir com o desenvolvimento de soluções de mobilidade para o meio externo à empresa. Integraram a comissão julgadora: o gerente executivo do Terminal da Ponta da Madeira, Roberto Di Biase; o gerente executivo de TI e Inovação da Vale, Hélio Mosquim; a supervisora de Transporte e Alimentação, Josilene Lopes; o gerente executivo de Engenharia, Gustavo Bastos; o professor doutor em Engenharia da Computação, Rogério Lima, e o secretário adjunto de Cidadania Digital e Inovação do Estado do Maranhão, Nivaldo Costa Muniz.

Hackathon

É uma maratona de programação que reúne apaixonados por empreendedorismo, tecnologia e inovação com o objetivo de construir soluções tecnológicas que atendam a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis. A duração pode ser de um dia ou uma semana e, nesse tempo, os participantes têm a oportunidade de trabalhar com pessoas multidisciplinares, trocar experiências, participar de um projeto colaborativo e ainda concorrer a prêmios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.