Leitura

Projeto celebra Dia Nacional da Biblioteca em 12 unidades no MA

Biblioteca Comunitária Ecofuturo tem acervo diversificado; entre seus objetivos, democratizar o acesso aos livros de literatura e promover a leitura

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32

SÃO LUIS - Instituto Ecofuturo, mantido pela Suzano Papel e Celulose, celebra a semana do Dia Nacional da Biblioteca (9 de abril) em 110 Bibliotecas Comunitárias pelo Brasil, sendo 12 localizadas no estado do Maranhão. Recebem a ação os municípios de Açailândia, Santa Quitéria, Joselândia, Urbano Santos, Imperatriz, João Lisboa, Cidelândia, Grajaú e Vila Nova dos Martírios.

Por meio do projeto Biblioteca Comunitária Ecofuturo, as unidades são implantadas em parceria entre o instituto, organizações privadas, que financiam suas instalações, e o poder público municipal, que cede o espaço, contrata funcionários e mantém a biblioteca após inaugurada.

O projeto, realizado há quase duas décadas, tem como objetivos democratizar o acesso aos livros de literatura, promover a leitura e contribuir com a Lei 12.244/10, que determina que todas as instituições de ensino do país tenham uma biblioteca até 2020.

Continua após a publicidade..

As Bibliotecas Comunitárias Ecofuturo contam, cada uma, com acervo inicial de mil livros novos de literatura - 70% deles são selecionados por especialistas da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), executora técnica do projeto, e o restante é indicado pela comunidade, além de equipamentos eletrônicos e de informática, disponíveis para o uso de todos.

A comunidade local é envolvida durante todo o processo de implantação e os moradores são convidados a participar, junto a educadores do município, de cursos gratuitos de Auxiliar de Biblioteca e Promotor de Leitura.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.