Urbanismo

Requalificação da Rua Grande tem início de obras hoje

Tapumes foram colocados no fim de semana no trecho da primeira quadra da via comercial a passar por intervenções

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Tapumes já foram colocados na primeira quadra da Rua Grande (Rua Grande)

SÃO LUÍS - Quem circulou na área da Rua Grande no fim de semana observou que as obras de requalificação da via têm tudo para começar hoje, conforme anunciado na semana passada. Os primeiros tapumes já foram colocados, delimitando o trecho a ser recuperado na etapa inicial do projeto, e que coincide com o primeiro quarteirão a partir da Rua do Passeio.

A data de início das obras, 9, foi confirmada por Maurício Itapary, superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico e Nacional no Maranhão (Iphan). E, pelo menos 16 lojas serão afetadas, de acordo com a Câmara de Dirigentes e Lojistas de São Luís (CDL), nesta primeira fase de serviços. Mas não somente as lojas. Os ambulantes que trabalham no perímetro onde os tapumes já foram colocados estão preocupados, pois ainda não sabem para onde serão remanejados.

Ontem, dois ambulantes estavam no local conjeturando a possibilidade de permaneceram sobre a calçada, mas tudo indica que isso não será possível, por causa do aumento do fluxo de transeuntes sobre os passeios, já que naquele trecho, ninguém terá acesso pelo meio da rua. Os trabalhos devem ser concluídos em 60 dias, na primeira quadra.

“Nós tivemos uma reunião na sexta-feira, 6, com a Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, mas nada foi esclarecido e outra reunião está prevista para segunda-feira [hoje]. A reunião é para que eles nos avisem como trabalharemos nesse período de tempo em que as obras neste trecho da rua estarão em andamento. Vim aqui para ver se vai dar para eu permanecer, já que meus materiais são pequenos e quase não atrapalham a passagem”, disse o ambulante Isaac Newton Moreira, que comercializa acessórios para celulares.

Serviços

Conforme o projeto do Iphan, a obra prevê embutimento da fiação aérea e lógica, drenagem profunda e esgotamento sanitário e arquitetônico, com novos equipamentos urbanos, piso e acessibilidade. Além disso, está prevista a recomposição de toda a rede de infraestrutura, como esgotamento sanitário e drenagem de água pluvial.

O projeto prevê ainda pavimentação do logradouro, com nivelamento das vias, inserção de mobiliário urbano, rede de distribuição de iluminação pública, sinalização viária e turística.

A requalificação urbanística da Rua Grande e das praças Deodoro e do Pantheon e Alameda Gomes de Castro é realizada com recursos públicos provenientes do Governo Federal, por meio do PAC Cidades Históricas, e foi iniciada em 9 de outubro de 2017. A previsão é de que seja concluída em 8 de março de 2019. Quinhentos e quinze dias é o prazo total para a obra de requalificação, com recursos totalizando R$ 31.404.149,59.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.