Celebrações

Igrejas se preparam para celebração do Lava-Pés

Tradicional missa é celebrada representando a humildade de Jesus, que lavou os pés de seus apóstolos e os enxugou; fiéis fazem a representação

Natália Reis / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h32
Missa do Lava-Pés realizada em 2017, na Igreja da Sé; representação do gesto de humildade de Jesus (Lava Pés)

A Semana Santa é uma tradição religiosa católica que celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. Ela se inicia no Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e termina com a Ressurreição de Jesus, que ocorre no domingo de Páscoa. A celebração representa aos fiéis um ato de humildade, amor e respeito para com o seu próximo na Semana Santa, quando deve ser praticada a paz e a renovação. Hoje acontece a Missa do Lava-Pés

A Missa do Lava-Pés simboliza o respeito que Jesus teve com aqueles que estavam a sua volta. Dessa maneira, a lavagem simbólica dos pés de fiéis, que representam seus apóstolos, demonstra bem esse fato. Em diversas Igrejas Católicas de São Luís a celebração acontece hoje. Na Paróquia de São Paulo Apóstolo, a cerimônia acontece às 18h.

A celebração do Lava-Pés ocorre também na Igreja da Sé, no centro de São Luís, às 17h, e na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab, às 19h, com vasta programação para o período pascoal. A paróquia do Divino Espírito Santo, no bairro Liberdade, realizará o ato às 19h30.

Celebrações
No quinto dia da Semana Santa e, na manhã deste dia, são relembrados os três gestos de Jesus durante a Última Ceia: a Instituição da Eucaristia, o exemplo do Lava-pés, com a instituição de um novo mandamento (ou "ordenança") segundo algumas denominações cristãs, e a instituição do sacerdócio.

É neste momento que Judas Iscariotes sai para entregar Jesus por 30 moedas de prata. E é nesta noite em que Jesus é preso, interrogado e, no amanhecer da sexta-feira, açoitado e condenado.

A igreja fica em vigília ao Santíssimo, relembrando os sofrimentos de Jesus, que tiveram início nesta noite. A igreja já se reveste de luto e tristeza, desnudando os altares (quando são retirados todos os enfeites, toalhas, flores e velas), tudo para simbolizar que Jesus já está preso e consciente do que vai acontecer. Também cobrem-se todas as imagens existentes no templo, com panos de cor roxa.

Na Sexta-Feira Santa ou da Paixão, é quando a Igreja recorda a morte de Jesus. É celebrada a Solene Ação Litúrgica, Paixão e a Adoração da Cruz. A recordação da morte de Jesus consiste em quatro momentos: a Liturgia da Palavra, Oração Universal, Adoração da Cruz e Rito da Comunhão. Presidida por um presbítero ou um bispo, os paramentos para a celebração são de cor vermelha.

SAIBA MAIS: LAVA-PÉS

A origem da prática pode estar nos costumes referentes à hospitalidade das civilizações antigas, especialmente naquelas em que a sandália era o principal tipo de calçado. O anfitrião, ao receber um hóspede, providencia uma vasilha com água e um servo para lavar-lhe os pés. Este costume aparece em diversos pontos do Antigo Testamento. Um típico anfitrião da região geralmente se curvava, beijava o hóspede e então oferecia a água e o servo para a lavagem dos pés.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.