Literatura

Josué Montello para crianças

Obra “O Tesouro de D. José e outros contos”, primeiro infantil do escritor maranhense, ganhou uma reedição ilustrada que será lançada hoje, às 18h30, na Casa de Cultura que leva o nome do autor

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Wilson Marques organizou a obra (Wilson Marques)

SÃO LUÍS- Uma das facetas menos conhecidas do escritor maranhense Josué Montello talvez seja sua produção literária voltada às crianças. O primeiro livro desta seara foi “O Tesouro de D. José e outros contos”, cuja primeira edição data de 1944. Agora, a obra retorna em reedição - atualizada e com ilustrações coloridas - assinada pela editora Mercuryo Jovem, com organização do escritor Wilson Marques e desenhos da artista Paola Brunelli. O lançamento será hoje, às 18h30 na Casa de Cultura (Rua das Hortas) que leva o nome do autor de “Os tambores de São Luís”.

Além de compor a programação pelo transcurso, ano passado, do centenário de nascimento do escritor, o lançamento do livro marca ainda os 35 anos de fundação da Casa de Cultura Josué Montello, celebrado dia 23 de janeiro. A instituição é voltada para a preservação e divulgação da obra do escritor maranhense.

Com mais de 20 romances publicados, Josué Montello teve seu centenário exaltado por meio de diversas atividades culturais realizadas em torno de sua vida e obra. “Em conversa com o escritor Wilson Marques, que participou das celebrações do centenário, decidimos pelo livro ‘O Tesouro de D. José e outros contos’, por vários motivos: a qualidade literária, o fato de ser dito o primeiro infantojuvenil e também por não termos o original da obra”, relata a diretora da Casa de Cultura, Joseane Souza, ressaltando que o museu dispõe apenas de uma cópia da obra, que foi usada como base para a segunda edição. “Infelizmente, nem nós nem as herdeiras dele sabemos onde se encontra o original deste livro”, completa.

Esta edição tem prefácio assinado pelo ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, Arnaldo Niskier, que esteve em São Luís e foi o orador principal das comemorações pelo centenário de Josué Montello. “‘O Tesouro de D. José e outros contos’, uma pequena obra-prima do autor de ‘Cais da Sagração’ que agora se reedita. São pequenas histórias, muito bem escritas, lendas que se referem à terra maranhense, envolvendo homens e bichos. Josué regatou resgatou estes causos, para não deixar que eles fossem tragados pelo esquecimento”, escreveu o imortal.

Wilson Marques, organizador da publicação, diz que a reedição é um resgate de uma importante obra do maranhense cujas diferenças entre a primeira e a segunda edição são a atualização ortográfica e também a inclusão das ilustrações coloridas (a primeira edição tinha alguns desenhos em preto e branco). “A obra tem um valor literário inquestionável e terá, por meio da editora, uma distribuição nacional, o que permitirá a difusão da obra de Josué Montello”, destaca.

Reedições

A obra de Jousé Montello, que há alguns anos estava esgotada, recebeu atenção especial neste centenário. A Academia Maranhense de Letras, por exemplo, reeditou “Cais da Sagração”, obra indicada para o vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) de 2017. Para este ano, estão previstos ainda o lançamento de “Janelas Fechadas”, seu primeiro romance, e o segundo volume da coletânea de crônicas sobre autores maranhenses que o escritor publicou no Jornal do Brasil entre os anos de 1966 a 1992.

A intenção, segundo Joseane Souza, é que sejam lançadas, respectivamente, em março e agosto, este último, mês de aniversário de Montello e quando corre a Semana Montelliana. “Estamos trabalhando ainda pela publicação do romance ‘Noite sobre Alcântara’ que deverá sair pela Editora da Universidade Federal do Maranhão e ‘Os tambores de São Luís’, que ainda está em fase de projeto e que será em parceria com a Casa do Autor Maranhense. Nossa intenção é também prosseguir com as reedições dos infantis”, projeta Joseane Souza. “O Tesouro de D. José e outros contos” tem apoio cultural da Cemar, Governo do Maranhão, Casa de Cultura Jousé Montello e Casa do Autor Maranhense.

Exposição

Além do lançamento do livro, hoje será aberta a exposição e, comemoração aos 35 anos da Casa de Cultura. O espaço, ligado à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Sectur), disponibiliza acervo para pesquisa e estudos nas áreas de literatura, artes, ciências sociais, história, geografia, além de preservar e divulgar a obra do escritor maranhense Josué Montello.

A exposição reúne o acervo da Casa com mostras de fotografias, artigos de jornais e depoimentos em que escritores destacam a importância do museu que tem uma biblioteca mais de 60 mil livros, a maior parte doados pelo escritor, além de objetos pessoais de Josué Montello.

Serviço

O Quê

Lançamento do livro “O Tesouro de D. José e outros contos”, do escritor maranhense Josué Montello

Quando

Hoje, às 18h30

Onde

Casa de Cultura Josué Montello – Rua das Hortas, 327, Centro

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.