Perigo

Curva em elevado na IV Centenário provoca risco

Oito motociclistas já sofreram acidente no trecho, que não tem nenhum tipo de sinalização, conforme moradores

Robert W. Valporto / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33

Oito motociclistas já se acidentaram na curva que encerra a Avenida IV Centenário, em frente ao Hospital da Criança, na Avenida dos Franceses, em São Luís. A imprudência pode ser considerada a principal causa do problema.

Moradores reclamam que nessa área não há sinalização para orientar os motoristas de que correrão perigo subindo em alta velocidade, apesar de a via ser estreita. No alto do elevado, o desnível do piso faz com que o impacto seja forte para quem está com muita velocidade.

O último caso de acidente ocorreu no sábado, 20, quando um motociclista bateu na mureta da via e caiu embaixo do elevado, uma altura de quase oito metros. Conforme as últimas informações, ele não teria sofrido fraturas graves.

O técnico em eletrônica Luís Ferreira, de 43 anos, disse que acidentes assim são frequentes na via. “Quase toda semana alguém se acidenta aqui. Tanto com moto, quanto com carro. A diferença é que os motociclistas podem cair do elevado, como o que aconteceu na semana passada”, disse.

Outra moradora a comentar sobre o fato e destacar a falta de sinalização foi a dona de casa Conceição Souza, de 62 anos. “A gente fica preocupado com esses casos e com a falta de sinalização. Não há uma faixa de pedestres aqui para que a gente possa passar tranquilamente”, reclamou.

O professor universitário Francisco Soares destacou possíveis causas desses acidentes. “Primeiro, a via não é limpa. É cheia de pedras e outros ‘adereços’ que podem tornar a via lisa, por assim dizer, fazendo com que os veículos derrapem e ponham em risco a vida dos motociclistas, principalmente. Aqui deveria haver uma proteção de pelo menos dois metros, para evitar que os veículos caíssem do elevado”, concluiu.

O Estado entrou em contato com o Governo do Maranhão para saber se há algum tipo de fiscalização nessa via, bem como o trabalho para sinalização. A Secretaria de Estado das Cidades (Secid) informou, em nota, que vai fazer um levantamento nestes pontos do elevado e providenciar instalação de placas ou sinalização necessária.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.