Convênios

Arnaldo Melo coordenará reunião da Funasa com prefeitos

Diretor executivo da órgão se reunirá com a superintendência estadual e prefeitos para tratar de convênios e do nivelamento de ações no Maranhão

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Arnaldo Melo é diretor executivo nacional da Funasa (Arnaldo melo)

O diretor executivo nacional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Arnaldo Melo (PMDB), ex-governador do Maranhão e ex-presidente da Assembleia Legislativa, coordenará hoje, a partir das 8h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), reunião do órgão para tratar do nivelamento das ações técnicas com a superintendência estadual do órgão e com os municípios.

“Será uma reunião de nivelamento dos convênios firmados pela direção nacional da Funasa com os municípios. Os prefeitos e os seus respectivos técnicos vão estar presentes para tratar dos convênios e das licitações das obras”, explicou.

Arnaldo afirmou que o superintendente estadual da Funasa no Maranhão, André Campos, participará do evento. Na oportunidade, ele também falará sobre os convênios do órgão no estado.

Em novembro do ano passado Arnaldo Melo havia assegurado a aprovação mais de 115 convênios do órgão com municípios maranhenses e a viabilização de recursos para investimentos em projetos do Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) e de abastecimento sanitário.

Ao todo, mais de R$ 94 milhões já foram disponibilizados para municípios do Maranhão.

Parte do montante [mais de R$ 30 milhões] deve ser aplicado para a implantação de kits de MSD e outra parte será executada para a instalação de sistemas de abastecimento sanitário.

Com as etapas de chamada de municípios para a apresentação de documentos complementares e assinatura dos convênios já efetivados, a Funasa acompanhará, a partir de agora, a execução dos recursos públicos.

Continua após a publicidade..

Investimento – Em novembro do ano passado, quando falou com exclusividade a O Estado sobre os convênios, Arnaldo Melo destacou a importância do programa MSD e do projeto de implantação do abastecimento sanitário.

“O Brasil possui um índice muito baixo de saneamento e no Maranhão não é diferente. Há muitos municípios com dificuldade em abastecimento de água, principalmente água potável, não há local adequado também para que as famílias recolham os dejetos, a condição higiênico-sanitária é muito frágil e o projeto da Funasa atende justamente essa demanda”, explicou.

Na ocasião, Melo assegurou empenho da Funasa para melhorar a qualidade de vida da população maranhense e disse que no atual exercício financeiro - 2018 -, o objetivo será alcançar todos os municípios do estado.

Ele também destacou a importância da bancada do MDB no Congresso Nacional e junto ao Governo Federal para que os investimentos chegassem ao estado.

“Nós conseguimos destacar para o Maranhão um valor significativo, com um trabalho feito pelo senador João Alberto que foi quem me indicou [para a Funasa] junto ao senador Edison Lobão, e os deputados do PMDB”, completou.

Saiba Mais

No exercício da direção executivo nacional da Funasa, coube ao ex-governador Arnaldo Melo articular e viabilizar recursos públicos, por meio de convênios, com municípios do Maranhão. A assinatura dos convênios, por sua vez, foi conduzida pelo superintendente estadual do órgão no Maranhão, André Campos. Ambos pertencem ao MDB, mesmo partido político da ex-governadora Roseana Sarney.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.