OAB-MA

Candidato à reeleição, Thiago Diaz perde apoio de aliados

Presidente da Ordem havia assumido, em 2015, compromisso de não buscar reeleger-se, mas mudou de ideia e foi abandonado por ex-apoiadores

Gilberto Léda

Atualizada em 11/10/2022 às 12h33
Charles Dias (esq.), considerado um dos pilares da eleição de Diaz (dir.), criticou “sede de poder” do pupilo (Thiago Diaz,)

O presidente da Seccional Maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA), Thiago Diaz tem perdido, nos últimos meses, apoio de importantes aliados que o ajudaram a se eleger em 2015.

As críticas residem, principalmente, no fato de o hoje presidente da entidade não estar inclinado a cumprir o compromisso formalizado em campanha de não tentar reeleger-se no próximo pleito.

Por conta disso, têm havido reações à postura de Diaz. Na mais recente delas, um grupo de advogados assinou uma lista contra o instituto da reeleição. Logo depois, sob o pretexto de renovar metas da gestão, ele destituiu de vários cargos de comando na Ordem quase uma dezena de advogados. Eles dizem que o ato foi uma retaliação.

No fim da semana passada, mais uma baixa: o advogado Charles Dias, considerado um dos principais pilares da eleição de Thiago Diaz, também oficializou seu desembarque da atual gestão.

Em um vídeo postado nas redes sociais, ele criticou o que considerou “sede de poder” do pupilo ao retaliar quem não concorda com sua tentativa de reeleição e adiantou que não apoiará mais o presidente da Ordem.

“Bastou que um grupo de advogados reafirmasse esse compromisso de campanha para que o presidente retaliasse e destituísse esses advogados dos cargos que ocupam, hoje, no Conselho Seccional. Assim, venho de público externar minha solidariedade e o meu reconhecimento aos combativos colegas e ao competente trabalho que realizaram. E quanto às próximas eleições, ante a sede de poder que tomou conta do presidente e a vaidade, não caminharemos juntos”, destacou.

À manifestação de Charles Dias, seguiu-se um comunicado de Hélio Maia, renunciando à presidência da Comissão de Direito à Saúde da OAB-MA, pelo mesmo motivo.

“O recente posicionamento do presidente da OAB-MA, Thiago Diaz, em retaliar colegas da atual gestão, destituindo-os por simplesmente não apoiarem a sua recondução à presidência da Ordem, me fez repensar sobre minha permanência à frente da presidência da Comissão de Direito à Saúde. Comissão essa que, na gestão passada, só existia no papel e hoje, de forma atuante e diligente, vem mostrando diversas ações”, explicou o advogado.

MAIS

Curiosamente, em meio à crise de apoio vivida por Thiago Diaz, a advogada Ana Cristina Brandão Feitosa decidiu lançar, ainda que informalmente, sua pré-candidatura a presidente da OAB-MA. Ela é a atual presidente da Associação Brasileira dos Mutuários em Habitação (ABHM) e prima do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.