SÃO LUÍS - O ano está encerrando e o clima de festa toma conta da cidade que já se prepara para o Carnaval 2018. A festa “A Fuzarca dos Blocos”, que vai reunir Bicho Terra, Jegue Folia e Os Feras, promete ser a primeira grande prévia do Reinado de Momo e ocorre neste sábado, às 18h, na Casa Barrica, no Largo do Caroçudo, na Madre Deus. Sob o comando de José Pereira Godão, a Casa abrirá as portas para a simbiose de ritmos que expressam um pouco da essência da festa mais popular do Brasil no Maranhão.
O bloco Jegue Folia, por exemplo, vai fazer um passeio pelo repertório que a agremiação acumulou ao longo dos anos de festa no circuito de rua, contidas em discos como “O Carnaval do Milênio” (2000), “O Bacanal do Jegue” (2001), “O Canibal” (2002), “Surfando na Hula” (2004) e “Coletânea dos Temas” (2009).
A banda do Jegue se apresenta com instrumentos de sopro e percussão e anima os foliões com marchinhas de Carnaval, frevos, sambas, entre outros ritmos populares. A fantasia é composta de viseiras com as orelhinhas do jegue e abadás carnavalescos, enquanto a alegoria é composta por estandarte, burrinhas e de boneco gigante, que faz o maior sucesso entre o público. A turma do Jegue Folia se apresenta no circuito oficial de rua nos quatro dias de folia de Momo e também no bairro Maranhão Novo, onde tem sua sede. Além disso, anima festas no pré-Carnaval dos clubes de São Luís e no interior do Maranhão.
Batucada
O bloco Os Feras vai levar para a Casa Barrica o ritmo que só existe no Maranhão e apresentará o espetáculo “Canta Maranhão”, com músicas dos compositores José Pereira Godão, Luís Bulcão, Godinho, Renato Dionísio, Wilson Bozzo, Daffé, Gilvan e Gersinho Silva. Os convidados especiais serão Godinho, Renato Dionísio e Zé Lopes. No comando dos microfones estarão os cantores Silvio Freitas e Geovane Frazão.
O bloco se apresentará com ritmistas e balizas, ao som de seus contratempos e retintas. Em 2018, os Feras levará para a avenida o tema “Soberano Sultão de Bengala”, do carnavalesco Guilherme Mendes. O bloco tem como mestres Paulo Salaia, Lúcio, André e Jeferson.
O anfitrião da festa, o bloco Bicho Terra, promoverá um baile de salão tocando as suas mais conhecidas músicas, interpretadas pelas vozes dos cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão. Durante a festa, o Bicho Terra vai apresentar o seu mais novo integrante: o Bicho-Juçara. "Será uma grande festa e o primeiro grito do Carnaval 2018 na Casa Barrica, que já está no aquecimento e vai receber grupos de expressão e que fazem a diferença no Carnaval maranhense. O título, Fuzarca dos Blocos, remete a essa expressão muito comum na tradição carnavalesca maranhense, que faz referência ao Fuzileiros da Fuzarca, bloco mais antigo do Maranhão. Essa expressão é que vai guiar os próximos eventos realizados na casa, sempre com a presença de blocos carnavalescos", destacou o diretor artístico da Companhia Barrica, José Pereira Godão.
Serviço
O quê
Fuzarca dos Blocos
Quando
Neste sábado, às 18h
Onde
Casa Barrica
Ingressos: R$ 20,00, à venda na Casa Barrica (Madre Deus) e na sede do Jegue Folia, no Maranhão Novo (Avenida B, Q-08, Nº25)
Programação
18h - Abertura com o Bando dos Bichinhos
19h -DJ João Marcus
19h30 - Bloco Os Feras
21h - Banda do Bicho Terra
22h30 - Banda do Jegue Folia
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.