Meio ambiente

Ministério do Meio Ambiente capacita líderes comunitários

Curso de Elaboração de Projetos para Fortalecimento Comunitário, do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o CNPT e o ICMBio, ocorreu sexta-feira, 15, com a participação de membros de comunidades quilombolas e de povos indígenas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
O deputado Adriano Sarney fala sobre as comunidades rurais e de pesca (O deputado Adriano Sarney fala sobre as comunidades rurais e de pesca)

SÃO LUÍS - O Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sócio-biodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizou, na manhã de sexta-feira, 16, no auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa do Maranhão, um Curso de Elaboração de Projetos para Fortalecimento Comunitário.

O evento contou com participação maciça de vários membros da sociedade civil organizada, como extrativistas de Cururupu, membros de comunidades Quilombolas como Frechau (Mirinzal), povos indígenas, dentre representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e demais órgãos citados.

O objetivo do curso, segundo o Ministério do Meio Ambiente, foi capacitar os líderes comunitários que estão localizados nas reservas federais para dar autonomia a estes para que possam buscar recursos federais a fim de que haja o incentivo da produção sustentável e a preservação do meio ambiente nessas comunidades.

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, enviou um discurso, lido por um representante do ministério, enfatizando avanços em todo o país nessa temática. “Temos conseguido reduzir em larga escala o desmatamento da floresta amazônica e nossa meta é que consigamos reduzir cada vez mais. Para isso, ações de formação de quem trabalha nas áreas de preservação são fundamentais para que a produção sustentável seja alvo de todos estes”, disse o discurso.

Preocupação

O deputado Adriano Sarney (PV), que participou da abertura do curso representando a Assembleia Legislativa do Maranhão, destacou a importância desse evento para o estado. “Nós temos uma preocupação muito grande com o modo com que nossas comunidades produtoras rurais e de pesca estão atuando em suas áreas. Por isso, julgamos de extrema importância que essas pessoas sejam treinadas para trabalhar nessas áreas com o menor impacto ambiental possível”, relatou.

Adriano enfatizou ainda o trabalho que tem tido em cobrar maior atenção ao Maranhão, tendo em vista a proximidade com o ministério. “O fato de que sou filho do ministro Sarney Filho tem me dado ainda mais a obrigação de lutar por melhores condições de trabalho, atenção e formação aos maranhenses que atuam nessas áreas que envolvem o meio ambiente. E podem ter certeza que estamos fazendo o nosso melhor nesse sentido”, concluiu.

Frase

“Nós temos uma preocupação muito grande com o modo com que nossas comunidades produtoras rurais e de pesca estão atuando em suas áreas. Por isso, julgamos de extrema importância que essas pessoas sejam treinadas para trabalhar nessas áreas com o menor impacto ambiental possível”

Adriano Sarney

Deputado do PV

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.