Abuso

Dois casos de violência sexual contra jovens são registrados por dia no MA

Dados são do Centro Operacional da Infância e da Juventude. Evento que discutirá enfrentamento a este crime será realizado hoje em São Luís

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

SÃO LUÍS - Dados do Centro Operacional da Infância e da Juventude – entidade que defende os direitos dos mais jovens – apontam que dois casos de violência sexual contra crianças e adolescentes são registrados por dia em todo o território maranhense. As informações se referem à quantidade de ocorrências deste tipo no estado em 2017. De acordo com o levantamento, de janeiro a agosto deste ano, foram 833 ocorrências de violência sexual.

Para chamar a atenção sobre o problema, será realizada a partir de hoje,6, até amanhã,7, no Skina Express Hotel, no bairro São Francisco, em São Luís, o Seminário de Monitoramento e Planejamento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

O evento, cuja abertura acontecerá a partir das 15h, contará com a participação de representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Luís (CMDCA), Conselho Municipal da Assistência Social de São Luís (CMAC) e do Conselho Municipal da Condição Feminina (CMCF).

Além da diminuição da média dos casos de violência sexual, durante o encontro, serão discutidas as razões para o perfil das vítimas já que, ainda de acordo com o Centro Operacional da Infância e da Juventude, quase 72% das pessoas que sofrem os abusos são do sexo feminino. Após a abertura, serão discutidos os avanços e desafios para o enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes.

O objetivo dos trabalhos, ainda de acordo com os organizadores, é planejar durante o evento as ações para a elaboração do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de São Luís, que serão executadas a partir do início do próximo ano. “É uma discussão de suma importância e que serão aprofundadas durante este evento”, disse a representantes do CMDCA, Janicelma Fernandes.

Outros dados

Ainda de acordo com dados do Disque Denúncia, somente no primeiro semestre deste ano, foram registrados 270 casos de violência sexual envolvendo crianças e adolescentes no Maranhão. Segundo o Disque 100, em todo o ano de 2016, houve 465 casos deste gênero no estado.

Como denunciar

A melhor forma de denunciar um caso de violência envolvendo crianças e adolescentes é pelo Disque 100. O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e preserva a identidade do denunciante.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.