Reforma

Construção de quadra é suspensa em escola do Estado na capital

Obra seria realizada no C.E. João Evangelista; empresa responsável pelo serviço danificou o muro para a entrada de uma máquina, mas não o reconstruiu

Daniel Júnior / O Estado do Maranhão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34
Cavalo pasta em área interna da escola, cujo muro foi derrubado

SÃO LUÍS - Ainda não foi iniciada a construção de uma quadra na parte interna do Centro de Ensino João Evangelista, escola da rede pública estadual, no São Francisco. A placa que continha informações referentes à obra, fruto de parceria entre os governos Estadual e Federal, foi retirada. O problema é que a empresa responsável pelo serviço achou necessário quebrar uma parte do muro principal da instituição de ensino para a entrada de uma máquina que seria utilizada na construção, mas, até o momento, não o reconstruiu. Estudantes exigem do Governo uma explicação e reclamam também da falta de água e limpeza dos bebedouros da escola.

“Prometeram que teríamos uma quadra aqui, mas a situação é essa. Nada foi feita! É muito difícil estudar aqui. Não temos água para beber. Os bebedouros não são limpos. Já encontramos até barata”, relatou a estudante Lesllen Caroline, de 15 anos. A equipe de O Estado recebeu de alunos que preferiram não se identificar fotos que mostram baratas próximo aos bebedouros.

A diretora da escola estadual, Élcia Luciene, falou sobre a situação da unidade de ensino. “A empresa responsável pela construção da quadra não pôde mais fazer por problemas com os recursos, que não foram enviados pelo Governo Federal. O muro da escola está assim porque a empresa que realizaria o serviço precisou quebrar para a entrada de uma máquina justamente para a execução da obra. A placa sobre a construção foi roubada pela própria população. Vamos consertar esse muro com dinheiro próprio”, relatou.

Sobre a falta de água e limpeza, a gestora escolar alegou que na escola só tem água um dia sim outro não e que os bebedouros são limpos constantemente.
O Governo do Estado se posicionou por meio de nota sobre a suspensão da construção da quadra e de outras reivindicações dos estudantes. Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), “os recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, destinados para a execução dos serviços, foram suspensos pelo Governo Federal”.

Baratas foram fotografadas por estudantes em área interna da escola

Mais

Nota da Seduc

Com relação à construção da quadra no Centro de Ensino João Evangelista, no bairro São Francisco, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) esclarece que os recursos oriundos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, do Ministério da Educação, destinados para a execução dos serviços, foram suspensos pelo Governo Federal. A Seduc aguarda a liberação destes recursos para a retomada da obra.

Sobre os bebedouros, a gestão escolar informa que realiza limpeza e higienização dos mesmos periodicamente, e quanto à falta de água, ressalta que o abastecimento é regular e que sempre faz gestões internas no sentido de evitar a falta de água para a comunidade escolar.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.