Descaso

Pichações danificam obras de arte na Praça da Ressurreição

Espaço público, no Anjo da Guarda, acumula problemas estruturais e a insegurança predomina; frequentadores reclamam da falta de equipamentos

Daniel Júnior / Especial para O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35

Após serem pichadas, obras de arte instaladas em muros da Praça da Ressurreição, no Anjo da Guarda, em São Luís, estão danificadas. As pinturas, uma do artista plástico Ayrton Marinho, que retrata a vida de Jesus Cristo, do seu nascimento até à ressurreição, e outra do artista plástico Edson Mondego, com ce­nas da cultura de São Luís, são um dos poucos atrativos do espaço público.

Os frequentadores da Praça da Ressurreição e moradores do entorno reclamam da falta de segurança e manutenção do equipamento. Fiação elétrica exposta, bancos quebrados, vegetação alta, acúmulo de lixo e a falta de lixeira são os problemas registrados no equipamento. O montador Webert Castro, de 36 anos, leva o seu filho diariamente para brincar na praça, mas está insatisfeito com a situação. “Aqui era para ser uma área de lazer e para praticar atividades físicas. As crianças e os idosos não usufruem de nada, porque não tem. Outra coisa que falta são brinquedos”, relatou.

O mecânico Luís Pinheiro Souza, de 52 anos, reclama da fata de segurança.” A praça necessita de um vigilante, com urgência. Um ambiente que seria para se divertir e descansar é utilizado por criminosos para praticar assaltos e consumir drogas”, disse, indignado. Durante a reportagem na Praça do Anjo da Guarda, O Estado flagrou três jovens consumindo drogas no local.

O Estado tentou o contato com os dois artistas plásticos que produziram as obras de arte na Praça da Ressurreição para tratar sobre o caso, mas nenhum deles foi encontrado.

A Prefeitura de São Luís, por meio de nota, informou que tem realizado amplo investimento na revitalização de praças da capital e buscado recursos para atender o maior número de projetos por entender ser esses espaços importantes de convivência e lazer da comunidade. São mais de 30 praças revitalizadas e construídas na atual gestão. Na área do Itaqui-Bacanga, estão sendo revitalizadas as praças da Roseira (Anjo da Guarda) e do Bacurizeiro (Vila Embratel). Além da melhoria da infraestrutura dos espaços, a Prefeitura tem investido ainda na iluminação, tornando esses locais mais bonitos e seguros.

SAIBA MAIS

É na Praça da Ressurreição onde ocorrem encenações da Via Sacra Maranhense, que há mais de 30 anos acontece no bairro Anjo da Guarda. O espetáculo é realizado todos os anos durante a Semana Santa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.