Ação

Estudantes paulistas fazem intercâmbio solidário no Maranhão

Projeto, promovido pelo Instituto Brasil Solidário, levará alunos do ensino médio de São Paulo a Barreirinhas, em programação que inclui visitas a povoados e realização de oficinas, além de rodas de conversa com gestores

Atualizada em 11/10/2022 às 12h35
Estudantes em edição passada do Programa Intercâmbio Solidário – Learning Journey Brasil (estudantes SP no MA)

SÃO LUÍS - De domingo, 8, ao dia 14 deste mês, estudantes do Colégio Miguel de Cervantes, da capital paulista, virão ao Maranhão numa iniciativa do Programa Intercâmbio Solidário – Learning Journey Brasil, do Instituto Brasil Solidário, que visa proporcionar uma experiência de vida, que possa contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos jovens estudantes.

Os participantes, que estão na fase crucial do ensino médio e têm à frente os desafios da futura vida acadêmica, embarcam numa proposta que vai além do olhar turístico de quem visita pela primeira vez a região. A ideia é permitir ampliar o olhar e o conhecimento “de vida” dos alunos, numa imersão cultural e educativa da comunidade local e das escolas públicas que recebem ações sociais do Instituto Brasil Solidário em alguns dos municípios brasileiros onde a organização atua.

O roteiro deste ano será no município de Barreirinhas, com uma programação que inclui, além das visitas a diversos povoados da região, desde a sua culinária, o artesanato, a ida a casas de farinha e até rodas de conversa com os gestores locais, uma ação com formações nas escolas públicas, onde os alunos serão protagonistas nas atividades das oficinas educativas.

Dentro de suas habilidades, a turma de 22 alunos participantes, que vão do 1º ao 3º ano do ensino médio, escolheu como poderá ajudar no processo de oficinas práticas já programadas nas escolas que fazem parte dos projetos do Instituto Brasil Solidário. Ministradas por uma equipe do IBS e pelos estudantes paulistas, incluem automaquiagem, malabares, ballet e tem até esportes de modalidade da paraolimpíada.

Já com a equipe de profissionais do Instituto Brasil Solidário, os alunos terão a oportunidade de ver de perto a continuidade em formações que vem transformando a educação de várias escolas do Brasil, através do Programa de Desenvolvimento da Educação (PDE), do IBS. Atividades de cidadania e política, fotografia, educação ambiental, projeto de artes emplaque o bem e corte-costura - comunidade na escola, estarão acontecendo durante toda a semana de intercâmbio para um público misto, formado por educadores locais e alunos tanto das escolas como os visitantes de São Paulo.

Eles irão acompanhar, ainda, a premiação de concursos de redação e a doação de livros em oito escolas diferentes no município, além de brinquedos que serão entregues na comunidade de Sertãozinho, Tapuio e Croas, para cerca de 100 famílias da região. Mobilização essa que teve início no primeiro semestre junto ao colégio e que reuniu, em campanhas com as famílias dos adolescentes, livros, brinquedos e materiais de apoio que agora chegam ao destino do projeto de Intercâmbio Solidário.

Objetivo
Segundo o presidente do Instituto Brasil Solidário, Luis Salvatore, o projeto que já está na estrada há 4 anos busca, principalmente, despertar nos estudantes um novo olhar, que os possa motivar a refletirem sobre suas escolhas tanto no dia a dia, como no que pretendem seguir profissionalmente e ao lado de suas famílias.

“Além da ação social, o projeto permite que esses estudantes tenham um contato íntimo com a população local, sob o olhar de quem está na comunidade, além disso, eles terão contato com gestores do município, prefeitos, secretários, vereadores, com quem eles poderão conversar diretamente sobre o que estão acompanhando na região, é um projeto de vivência de base, queremos provocar uma profunda reflexão nesses jovens e apresentar várias nuances do Brasil. Eles vão poder ter uma noção do nosso país sob o olhar de um projeto social, que há 17 anos vem conseguindo transformar realidades, então eles e suas famílias, também podem contribuir para a construção de um Brasil marcado por mais esperança e solidariedade”, ressalta Salvatore.

Partilhando da mesma filosofia de acreditar num processo de ensino para além da sala de aula, o colégio bilíngue e bicultural Miguel de Cervantes, participa da iniciativa pela quarta vez, com retorno positivo dos alunos e familiares que fizeram parte da experiência.

Segundo Priscilla Andrade, mãe dos estudantes Gustavo (3º) e Bruno (1º), a experiência reflete uma mudança efetiva de postura dos participantes: “Nosso filho, Gustavo, já fez duas viagens anteriores, sendo a primeira para a Chapada Diamantina, na Bahia, e a segunda ao Maranhão. A experiência do Intercâmbio do IBS faz com que o adolescente valorize e entenda o que ele tem de educação e apoio. Essa experiência deu a ele inclusive uma visão do que quer fazer profissionalmente no futuro”, afirmou.

Projeto Brasil Solidário, experiência pelo país

A trajetória do Instituto Brasil Solidário, desde os seus primeiros passos, tem raízes que passam pelas terras maranhenses. Conceitualmente, o IBS surgiu em 1998 e 2000, a partir da Expedição “Trilha Brasil”, a primeira missão social do instituto, na qual foram percorridos 25 mil quilômetros em 14 estados do Brasil, entre eles o Maranhão.

Essa experiência fez surgir em 2001 uma forte iniciativa social, que voltaria em 2003 para o estado levando projetos de leitura, educação ambiental e saúde, nos municípios de Carolina, Balsas e Barreirinhas, uma das primeiras ações sociais do Instituto Brasil Solidário, que originou os projetos focados na busca por uma educação de qualidade em todo o país. E justamente em Barreirinhas, as atividades conseguiram ganhar força e ter continuidade em várias escolas da região.

Historicamente, dentro da proposta do PDE/IBS, foram levadas oficinas práticas de Educomunicação, Incentivo à Leitura, Educação Ambiental, Saúde, Empreendedorismo, Arte, Cultura e Família na Escola, sendo que somente o município de Barreirinhas conta, atualmente, com 25 bibliotecas com mais de 500 títulos cada que foram multiplicadas na rede pública de ensino dentro do eixo de incentivo à leitura do IBS!

Segundo a secretária de Educação de Barreirinhas, Marta Reis, as ações do IBS serviram de inspiração para várias atividades que trouxeram melhorias na qualidade do ensino nas escolas públicas do município. “Lembro das ações do instituto desde 2011, e naquela época já se percebia o salto significativo de qualidade no ensino das escolas aqui do município, venho acompanhando a multiplicação dessas ações não só no eixo de leitura, mas na educação ambiental vimos muitas mudanças na questão da reciclagem e das ações de sustentabilidade, são atividades que contribuíram dentro e fora da escola, junto à comunidade”, ressaltou a secretária.

Para o Intercâmbio Solidário, ela afirma que os alunos estão ansiosos e muito empolgados em participar da atividade. “Nós entendemos que a educação não é só a sala de aula, então sabemos que será um ganho de aprendizado muito valioso para ambos os lados, tanto para os nossos alunos quanto para esses estudantes que estão novamente vindo de São Paulo conhecer outra realidade, outro universo, com certeza haverá uma troca de saberes e um intercâmbio cultural muito rico, que eles vão levar para toda a vida”, pontuou.

Programação

Segunda-feira, 9

Local: Escola Municipal Roseana Sarney

8h às 12h - Oficinas Práticas

17h - Doação de livros para a biblioteca local, culminância das oficinas realizadas e premiação do concurso de escrita.

Terça-feira, 10

Local: Escola Municipal Roseana Sarney

Equipe IBS

8h às 12h – Oficinas Práticas

Prevenção e Saúde:

Manhã - Palestra de Saúde Bocal para alunos do Fund. I;

Tarde - Palestra sobre Drogas para alunos do Fund. II.

Alunos do Intercâmbio Solidário

Local: Escola Ladislau Toop - Povoado Tapuio

8h – Experiência e Prática na Casa de Farinha no povoado de Tapuio

14h – Premiação do concurso de escrita e doação de livros para a biblioteca local

19h – Roda de conversa com gestores públicos locais

Quarta-feira, 11

09h – Deslocamento para o Povoado de Vassouras

12h – Almoço no Povoado de Vassouras

13h30 – Deslocamento para Povoado de Mandacaru

Local: Unidade Integrada João Resende – Povoado de Mandacaru

Premiação do concurso de escrita, doação de livros a escola de Mandacaru e visita ao Farol Preguiças

15h30 – Deslocamento para Povoado Bar da Hora

Local: Unidade Escolar Zizina Oliveira – Povoado Bar da Hora

Premiação do concurso de escrita e doação de livros a Escola de Bar da Hora

17h – Deslocamento para Atins

Chegada a Escola de Atins – receptivo no final da tarde

Local: Unidade Integrada José Serejo de Carvalho – Povoado de Atins

Quinta-feira, 12

Local: Unidade Integrada José Serejo de Carvalho – Povoado de Atins

8h às 16h - Oficinas Práticas

Sexta-feira, 13

8h - Saída para estudo do meio no mangue + experiência com catadores da comunidade de Atins

14h30 - Ação Social na Comunidade de Sertãozinho

Local: Escola São Bernardo - Comunidade de Sertãozinho

Doação para 30 famílias da comunidade na escola local

Sábado, 14

8h - Ação social na Escola de Povoado Croas

Local: Unidade Escolar Antônio Diniz - povoado de Croas

Premiação de concurso de escrita e doação para biblioteca

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.