SÃO LUÍS - Em visita ao Grupo Mirante, a primeira-dama de São Luís, Camila Holanda, acompanhada de Luiz Carlos Braga Borralho Junior, presidente do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), apresentou o programa “São Luís, Cidade Jardim”, desenvolvido pelo Impur, instituto da Prefeitura de São Luís, com o objetivo de promover ações de revitalização, limpeza e preservação de praças e áreas de vivência em diversos bairros da capital. Até agora, 30 praças já foram totalmente reformadas e entregues e outras estão passando por obras. A Praça do Botafogo, na Ilhinha, será a próxima ser incluída no cronograma de obras da prefeitura.
O programa “São Luís, Cidade Jardim” é desenvolvido desde 2014. É um macroprojeto executado pela Prefeitura de São Luís, através do Impur, com a colaboração de outras 12 secretarias e fundações da administração municipal, empresas privadas e a população. O projeto tem a coordenação executiva de Camila Holanda. “O objetivo é realizar o paisagismo de espaços públicos da capital, despertando na população esse sentimento de cuidado com a cidade e os equipamentos públicos. Percebemos que quando a população toma a praça para si e passa a cuidar dela fica muito mais fácil de manter os serviços executados”, destacou.
Localizada na Ilhinha, às margens da Avenida Ferreira Gullar, a Praça Botafogo será a próxima a ser incluída no cronograma de obras da Prefeitura de São Luís. O Impur já fez um levantamento da estrutura do local. “A última intervenção pela qual a praça passou foi em 2005. Ela já tem alguns equipamentos urbanos que precisam ser melhorados ou adaptados a nova função”, afirmou Luiz Carlos Braga Borralho Junior, presidente do Impur.
Segundo levantamento feito pelo Impur, a praça conta com academia ao ar-livre, implantada em 2015, bancos, alguns dos quais sem encosto, passeio em toda a sua extensão, posto da Polícia Militar (PM), torre de abastecimento d’água e iluminação pública, totalizando uma área de pouco mais de 6.600 metros quadrados.
Com a revitalização, a praça terá sua iluminação melhorada bem como o passeio público, os bancos serão substituídos, a academia também passará por melhorias, a torre de abastecimento d’água, que hoje está desativada, será um espaço destinado a grafitagem. Será construído também um playground, para lazer das crianças da comunidade e as quatro lixeiras da praça onde a população descarta o lixo doméstico para recolhimento pelas equipes de limpeza urbana devem ser retiradas do local e substituídas por um espaço adequado para armazenamento do lixo. O objetivo da prefeitura é entregar a praça como parte das comemorações dos 405 anos de São Luís.
Comitês gestores
Além da reforma dos espaços públicos, a Prefeitura de São Luís passou a criar comitês gestores formados por moradores das comunidades das praças reformadas. São que gerenciam as praças e outros espaços de vivência. “Existe um diálogo muito próximo porque quando, por exemplo, queima uma lâmpada no poste, eles já nos avisam para que a prefeitura possa trocar. E, principalmente eles fiscalizam os frequentadores das praças, evitado o descarte irregular do lixo ou a depredação daquele espaço”, informou Camila Holanda.
Atualmente, existem 35 comitês gestores já implantados. Bairros como Cohab Anil I e Vinhais destacam-se como localidades com o maior número de comitês gestotes. Mas também há comitês gestores no centro, Cohatrac, Cohatrac IV, Jardim Araçagy, Cohab Anil IV (Forquilhão), Rio Anil, Planalto Anil II, Turu, Planalto Turu, Desterro, Cidade Operária, Jardim São Cristóvão II, Santa Clara, Aurora, João Paulo, Alemanha, Conjunto Cohajoli, Cohaserma, Coroadinho, Cohama, Jardim Bela Vista, Vicente Fialho e Jardim Coelho Neto.
Além das 30 praças já inauguradas, após obras de melhoria na sua estrutura física e ações de manutenção e atividades para o reordenamento dos espaços públicos, a prefeitura tem mais oito praças em construção nos bairros Rio Anil, Anjo da Guarda, Vila Embratel, Jardim América, Cohaserma, Aurora, Vila Nova e Angelim.
Mais
O Programa São Luís Cidade Jardim é estruturado em oito eixos:
- Jardim da Minha Empresa
Mapear os espaços públicos passíveis de intervenção paisagística (rotatórias, praças, canteiros, dentre outros), formando parcerias com empresas para que elas cuidem da manutenção do local, sendo reconhecidas com o selo “Amigo da Cidade”;
- Jardim da Minha Escola
Reconhecer, estimular e apoiar a jardinagem escolar, despertando nas crianças a importância do cuidado com a cidade;
- Portais da Minha Cidade
São Luís passa a definir com clareza onde seu território começa e termina, a partir do continente e em relação aos vizinhos metropolitanos. Os portais serão instalados nas entradas e corredores dos principais limites do município;
- Jardim da Minha Casa
Identificar e reconhecer as melhores práticas, independentemente das condições econômicas e sociais, estimulando e apoiando a jardinagem doméstica;
- Jardim da Minha Rua
Identificar, reconhecer as melhores práticas, independentemente das condições econômicas e sociais, estimulando e apoiando a jardinagem social;
- Jardim da Minha Praia
Identificar e reconhecer as melhores práticas no zelo pelo paisagismo das praias de São Luís, estimulando e apoiando ações de intervenções paisagísticas;
- Minha Calçada
Padronizar a construção, recuperação e conservação de calçadas;
- Minha Árvore
Preservação e conservação da natureza.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.