Santa Rita

MP pede suspensão de licitação para fornecimento de merenda escolar

Em ação civil pública, o Ministério Público alega que processo licitatório vai de encontro com a legislação

Atualizada em 11/10/2022 às 12h37
Prefeito Hilton Gonçalo foi acionado pelo MP por processo de licitação para fornecimento de merenda escolar (Hilton gonçalo)

O Ministério Público Estadual (MP) propôs que a Prefeitura de Santa Rita suspenda o processo de licitação para a compra de merenda escolar. Segundo o órgão, o pregão presencial não atende o que prever a legislação.

O pedido, feito em ação civil pública, é do promotor de justiça Tiago Carvalho Rohrr, que está respondendo pela comarca de Santa Rita. Pela manifestação de Tiago Carvalho, ele atestou que a licitação não está de acordo com o que prevê a legislação.

A constatação ocorreu após o promotor receber denúncia feita por uma empresa, cujo teor apontou que o edital restringe a competitividade, limitando a participação de micro e pequenas empresas. De acordo com o documento, só podem competir as empresas que estejam sediadas em Santa Rita.

Segundo a ação, o critério de localização geográfica do licitante só é admitido, excepcionalmente, quando tal requisito for indispensável à execução do contrato. “No caso em apreço não se observa qualquer dificuldade quanto à execução do contrato pelo fato de a empresa não ter sua sede em Santa Rita”, afirmou Tiago Carvalho.

A representação da empresa questionou também os preços constantes no Termo de Referência, considerados inexequíveis. “Os agentes públicos não podem restringir o caráter competitivo do processo licitatório. O ato convocatório da licitação deve admitir a participação de todos os interessados, devendo vencer aquele que tiver a proposta mais vantajosa”, frisou.

Em caso de descumprimento da suspensão do pregão presencial, a Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rita sugeriu o estabelecimento de multa diária no valor de R$ 10 mil. O MPMA pediu, ainda, a anulação definitiva da licitação.

Além de pedir na ação civil pública a anulação do processo de licitação, o MP pede ainda que caso haja o descumprimento da determinação, a Prefeitura de Santa Rita seja multada em R$ 10 mil diários.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.