Problemas

Retirada de pavimentação asfáltica de vias e erosão causam transtornos no São Francisco

Uma obra de esgotamento foi a causa da retirada do asfalto; moradores reclamam da situação vivenciada

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Pavimentação asfáltica da rua Miguel Dominice Soares foi retirada para obras de esgotamento há seis meses.

SÃO LUÍS – Moradores da rua Miguel Dominice Soares, no bairro São Francisco, em São Luís, reclamam do asfalto retirado da via durante as obras de esgotamento de parte do bairro. O fato causa transtornos e prejuízos a quem convive diariamente com o problema.

Segundo informações dos moradores, há cerca de seis meses, uma obra de esgotamento de um trecho do bairro, localizado próximo a avenida Ferreira Gullar, foi iniciado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema). Com isso, toda a camada asfáltica de várias vias da localidade, inclusive a Miguel Dominice Soares, foi retirada. A população convive agora com a poeira e lama.

Poças d'água se formam por causa das chuvas.

De acordo com José de Ribamar Soares, morador do bairro há 30 anos, até o momento, nenhum órgão competente deu uma previsão de quando as vias receberão a pavimentação asfáltica novamente. Segundo o morador, durante o período chuvoso a situação só piora. “Fica tudo alagado aqui. Muita lama”, afirma.

Erosão / lixo

Entre os vários problemas vistos em todo o percurso da avenida Ferreira Gullar, que liga o São Francisco a Lagoa da Jansen, o lixo marca presença. Mesmo os moradores afirmando que a coleta de resíduos é feita regularmente, a falta de locais apropriado para o descarte desse material traz muitos transtornos.

Em um trecho, uma grande erosão está se formando. Contribui para o aumento da cratera o peso e força de caminhões que retiram o lixo do local. Segundo os moradores próximos do local, os resíduos começaram a ser despejados irregularmente no terreno as margens da via, após a prefeitura retirar os conteiners que eram utilizados para que a população pudesse jogar seu lixo.

Buraco já compromete trecho da avenida Ferreira Gullar.

Procurada por nossa equipe, a Prefeitura de São Luís, até o momento, não se posicionou sobre as duas situações vivenciadas em uma parte do bairro São Francisco.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.