Câmara Municipal

Projeto de lei de botão de alerta vai para sanção do prefeito

Proposta prevê a redução do número de assalto a ônibus com a instalação de um dispositivo no ônibus que avisa no letreiro a ocorrência da assalto

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38
Proposta do vereador Francisco Carvalho foi aprovada em dois turnos por unanimidade na Câmara Municipal de São Luís (Vereador Chico Carvalho)

Foi para a sanção do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), o projeto de lei aprovado na Câmara dos Vereadores que obriga as empresas de transporte público da capital de instalar um botão que avise a ocorrência de assalto dentro do coletivo. A proposta, que é do vereador Francisco Carvalho (PSL), foi aprovada por unanimidade na Casa.

O projeto de lei, durante a segunda votação, foi modificado por pedido dos vereadores. Originalmente, a proposta era de colocar o botão do pânico. Os parlamentares decidiram modificar e colocar o botão de alerta.

Para se tornar lei, é necessário que o prefeito sancione a proposta aprovada na Câmara em dois turnos.

Se sancionada, as empresas de ônibus do sistema de transporte público terão que colocar o botão de alerta que avisará no letreiro do coletivo a ocorrência de assalto.

“As ideias podem e devem ser copiadas, se são positivas. Essa do botão de alerta foi desenvolvida no Pará e pelos estudos de lá, em Belém, já houve redução de 30% na quantidade de assalto a ônibus. Então, aqui em São Luís, se aplicada a lei, com certeza, teremos também a redução”, afirmou Chico Carvalho.

Segundo a lei aprovada pelos vereadores, as empresas que descumprirem a determinação serão multadas em R$ 5 mil.

Segundo o Sindicato dos Rodoviários, nos três primeiros meses de 2017 foram registrados 225 assaltos a coletivos na capital maranhense. E se comparados ao mesmo período do ano passado, os números registrados neste ano são 72 a mais.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.