Bactérias

Menina puxada por leão-marinho no Canadá tem tratamento preventivo contra infecção rara

Leões-marinhos e focas podem transmitir bactéria que infecciona tecidos e pode levar a perda de membros;; como foi mordida, garota receberá remédios para impedir infecção por bactérias

Atualizada em 11/10/2022 às 12h38

CANADÁ - A garota que foi puxada para por um leão-marinho para dentro da água em Vancouver, no Canadá, está recebendo tratamento preventivo por causa da possbilidade de ter sido infectada por bactérias perigosas, de acordo com funcionários do aquário da cidade. As informações são da rede americana ABC.

Um vídeo que se tornou viral mostra o animal agarrando a jovem num píer e puxando-a para dentro da água. A menina, junto com um homem que saltou dentro para ajudá-la, foram trazidos rapidamente de volta. Mas especialistas em vida marinha alertaram que ela corria o risco de contrair uma infecção rara chamada de "dedo de foca" ("seal finger", em inglês).

A família contatou o Aquário de Vancouver para conseguir ajuda depois que um dos cuidadores de mamíferos que trabalham no local falou sobre a doença durante várias entrevistas no fim de semana, de acordo com a porta-voz do aquário, Deana Lancaster.

"A família viu as reportagens e entrou em contato conosco. Ela sofreu uma ferida e vai receber o tratamento certo", disse Lancaster à emissora ABC.

Bactérias

As infecções de "dedo de foca" são causadas por diferentes tipos de bactérias do gênero Mycoplasma que vivem na boca de mamíferos marinhos como focas e leões marinhos, de acordo com um estudo publicado em 2009. O corte na pele muitas vezes pode resultar em celulite (infecção de tecido subcutâneo), ou infecção de tecidos moles -- e infecções graves não tratadas podem levar à perda de dedos ou membros.

"Se algum integrante de nossa equipe de cuidados com animais recebe uma mordida de uma foca ou leão-marinho, ele leva uma carta de nosso veterinário para o hospital explicando que a infecção é resistente a alguns antibióticos", explica Lancaster, acrescentando que a condição pode ser "dolorosa e potencialmente debilitante".

A infecção pode ser difícil de tratar. As Mycoplasma são a menor forma de bactérias e não têm uma parede celular sólida, alvo primário para muitos antibióticos como a penicilina.

Outros tipos de antibióticos, incluindo a tetraciclina, podem ser usados ​​para tratar a infecção se ela for diagnosticada corretamente. Antes dos antibióticos, muitos caçadores acabavam perdendo dedos ou mãos para a doença.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.