Eleições

Brandão garante que aliança com o PCdoB tem aval de direção nacional tucana

Presidente reeleito do PSDB no Maranhão diz que determinação da direção nacional do partido é aumentar as bancadas estadual e federal da legenda em 2018

Carla Lima Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Carlos Brandão montou convenção apra escolher ele próprio ao comando do PSDB (Carlos Brandão)

SÃO LUÍS - O presidente reeleito do PSDB, Carlos Brandão, garante que o partido no Maranhão vem cumprindo as determinações da direção nacional e que para 2018, a orientação dada a direção estadual é aumentar o número de deputados tucanos na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal.

Com isso, pelo que foi dito por Brandão, o caminho do PSDB é garantir a manutenção da aliança do PCdoB. “A nova missão que nos foi dada é aumentar as bancadas estadual e federal. Além de nos organizarmos para compor uma chapa majoritária, sem definir rigorosamente de que forma”, disse o tucano.

Além de ser essa a orientação da direção nacional, o que garante ao partido no Maranhão o aval de seguir o caminho defendido pela presidente estadual é o crescimento da legenda ao fazer parte do governo de Flávio Dino (PCdoB). Segundo Carlos Brandão, o PSDB maranhense foi um dos que mais cresceu no Brasil.

“Estamos seguindo passo a passo o que nos foi orientado. Primeiro, eles nos pediram para fortalecer o partido. Assim o fizemos. Em 2014, aumentamos consideravelmente o número de prefeitos (de 08 para 30), vice-prefeitos (de 08 para 30, também) e vereadores (de 118 para 178) eleitos pela nossa sigla. Alcançamos números históricos, inclusive. Somos o partido que mais cresceu no Brasil, proporcionalmente’, afirmou.

Já sobre um eventual conflito entre as posições que serão tomadas pela legenda em nível nacional que podem conflitar com o objetivo do vice-governador, Brandão disse que a direção nacional reconhece a situação do partido em cada estado e devido a isso, a aliança com o PCdoB é possível novamente no Maranhão.

Enquanto Brandão dá como certa a reedição da aliança com o PCdoB (que também é defendida pelo governador Flávio Dino, segundo ele declarou na convenção estadual do PSDB no último fim de semana), o ex-prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, busca diálogo com a direção nacional para que seja definido a posição que o partido deve tomar no Maranhão.

Ele deve se reunir com o presidente da legenda, em Brasília, Aécio Neves para cobrar essa posição. Quanto ao que Carlos Brandão e aliados como o secretário estadual de Desenvolvimento Social, Neto Evangelista, vem difundido de que a direção nacional deu aval a direção estadual, Madeira disse que pretende saber se já há a definição de reedição de aliança com os comunistas.

“Quero ouvir dele novamente sobre a eleição. Alguém está sendo enganado. Se a convenção de domingo teve o aval da cúpula nacional, o enganado fui eu; se a cúpula confirmar que não há hipótese de aliança com o PCdoB, aí é outro quem está enganando”, afirmou Sebastião Madeira.

“Cada caso é um caso. Cabe aos estados se adequarem às suas realidades com uma finalidade: aumentar as suas bancadas, as suas participações nos cenários regionais e nacionais”Carlos Brandão, presidente estadual do PSDB

Correlata

O suplente de senador, Pinto Itamaraty – que comanda a direção do PSDB em São Luís – se manifestou sobre a posição do partido na época em que Carlos Brandão declarou que 90% da sigla é favorável à manutenção da aliança com o PCdoB.

Na ocasião, Itamaraty disse que não havia posição definida da direção nacional e que isso somente deveria ocorrer no segundo semestre deste ano.

O senador afirmou ainda que há duas correntes dentro do ninho tucano no Maranhão que é quem apoia a reedição da aliança e a outra ala que prefere uma candidatura própria para fortalecer a candidatura nacional que o partido terá em 2018.

“Há quem realmente queira manter [o PSDB] no Governo, mas há muitos outros que querem caminhos próprios”, disse Itamaraty na ocasião.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.