Tríduo Pascal

Missa dos Santos Óleos, celebração da unidade

Pelo segundo ano seguido, a Arquidiocese de São Luís, antecipa a missa solene, que abençoa e consagra os Santos Óleos, que são usados na administração dos sacramentos, como batismo e crisma

Atualizada em 11/10/2022 às 12h39
Na mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação sacerdotal. (Arquidiocese)

SÃO LUÍS - A Arquidiocese de São Luís celebra hoje, na Catedral da Sé, a Mis­sa dos Santos Óleos, também conhecida como Celebração da Uni­dade. Esta é uma das principais liturgias que antecedem o Tríduo Pascal do calendário católico. A celebração será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom José Belisário da Silva, e concelebrada pelo bispo auxiliar, dom Esmeraldo Barreto, e pelos demais padres e diáconos, com participação expressiva das 54 paróquias da Arquidiocese.

“Nesta celebração, todas as arquidioceses e dioceses reúnem seus bispos, diáconos, padres, religiosas, religiosos, junto a todo o povo de Deus, para abençoar e consagrar os Santos Óleos, que são usados na administração dos sacramentos do batismo, crisma, unção dos enfermos e ordenações ao lon­go do ano”, conforme explica o coordenador arquidiocesano de pastoral, padre Crizantonio Silva.

Na mesma missa, os padres renovam as promessas sacerdotais feitas no dia da ordenação sacerdotal. Assim, manifestam publicamente, diante do arcebispo, o desejo de continuar exercendo a missão de pastorear o povo de Deus, sob a orientação dos bispos e auxílio do Espírito Santo. Ainda, segundo o padre Crizantonio Sil­va, a Missa dos Santos Óleos “expressa a comunhão de toda a Arquidiocese em torno do mistério Pascal de Cristo, momento profundo de comunhão eclesial e de participação das comunidades, assim como, de valorização dos sacramentos da Igreja”.

Antecipação
A Missa dos Santos Óleos, tradicionalmente celebrada na ma­nhã da Quinta-Feira Santa, por permissão da Santa Sé, pode ser antecipada em alguns dias para favorecer a maior participação do povo de Deus. Devido às gran­des distâncias e dificuldade de acesso em algumas paróquias, principalmente na região continental, a Arquidiocese de São Luís resolveu antecipar a celebração em uma semana. Desta maneira, os padres podem participar da Missa dos Santos Óleos e retornar a tempo para prepararem as celebrações próprias da Semana Santa. Este é o segundo ano consecutivo em que a celebração dos Santos Óleos ocorre antes da Semana Santa. Outras dioceses do Maranhão também procedem assim.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.