Em Centro do Guilherme

Moradores atravessam rio levando caixão em canoa por falta de ponte de acesso

Deputado chama atenção para o problema na Assembleia e Governo promete continuar obra, que seria entregue em 2015

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h40
Moradores usam canoa para atravessar com caixão por falta de ponte no Rio Maracaçume

SÃO LUÍS – O deputado Josimar de Maranhãozinho (PR), na sessão desta quarta-feira (22), usou a tribuna da Assembleia Legislativa para cobrar a construção da ponte que dá acesso ao município de Centro de Guilherme (189 km de São Luís) e também a recuperação da MA-307. A obra está sendo feita pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) durante obras de melhoramento da rodovia e, segundo o próprio Governo do Estado, seria entregue em dezembro de 2015. Recentemente, moradores foram flagrados usando uma canoa para atravessar o trecho com um caixão durante um cortejo fúnebre.

Segundo o deputado, há sete dias que os moradores daquela cidade estão isolados, visto que o único acesso que tem é a MA-307, que está em estado crítico. Ele afirmou que os moradores só têm acesso ao município por uma estrada vicinal, o que aumenta cerca de 10 km o percurso. Recentemente, moradores foram flagrados usando uma canoa para atravessar o trecho com um caixão.

“Essa MA está trazendo grande desconforto ao povo guilhermense, por isso, peço à Secretaria de Estado da Infraestrutura que ajude as prefeituras a manterem a estrada vicinal, porque é o único acesso que os veículos têm para sair ou entrar com mercadorias na cidade”, acentuou Josimar de Maranhãozinho.

Ainda de acordo com o deputado, a construtora que está construindo a ponte naquela estrada garantiu a ele e aos vereadores que em três meses os serviços estariam concluídos mas já se passaram seis meses, e a obra ainda não ficou pronta. Ele lembrou ainda que no ano passado esteve com o secretário Clayton Noleto onde foi marcada uma visita in loco para o dia 16 de dezembro, mas esta não ocorreu. Segundo Josimar, apenas lhe informaram que que seria feita uma ponte de trilho e que esta suportaria as enchentes do Rio Maracaçumé. Ocorre que, até o momento, segundo o parlamentar, nada foi feito até o momento.

Obra era para ser entregue em dezembro de 2015

De acordo com Josimar de Maranhãozinho, o desvio que está sendo feito na MA-307 é de madeira e, segundo ele, talvez não suporte, sequer, o peso de uma moto.

Segundo a Sinfra, “a construção da ponte de 70 metros de extensão sobre o Rio Maraçumé, na cidade de Centro do Guilherme, MA-307 está em fase de fundação (trabalho realizado com tubulão submerso)”. A secretaria esclarece, ainda, que apenas durante o período chuvoso os serviços foram suspensos. Segundo a nota, para facilitar o tráfego de veículos, foi feito um desvio durante a execução dos serviços. Outra ponte de 20 metros, próxima ao local da obra foi construída para garantir a interligação dos municípios.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.