RIO DE JANEIRO - O Comitê Olímpico Internacional (COI) determinou que os 18 medalhistas russos desqualificados das Olimpíadas de Pequim 2008 e Londres 2012 devolvam suas medalhas para a entidade. Até o momento, porém, nenhum dos envolvidos em episódios de doping tomou tal atitude. Quem confirmou a informação foi o presidente do Comitê Olímpico da Rússia, Alexander Zhukov, dizendo que não será um processo fácil.
"Até agora não tenho relato de nenhum atleta que tenha devolvido a sua medalha", garantiu o dirigente.
De acordo com fontes russas, a ideia dos atletas é manter a medalha em mãos enquanto apelam da decisão do COI. Outros se recusam a devolvê-las. Mesmo não tendo sido flagrado no doping, Usain Bolt devolveu a medalha do revezamento 4x100m de Pequim, já que Nesta Carter, que correu com o grupo, teve resultado adverso divulgado.
Maxim Dyldin, corredor russo, garantiu que o governo lhe disse para manter a medalha de bronze do revezamento 4x100m de Pequim 2008. A entrevista foi dada para um jornal local no mês passado.
Continua após a publicidade..
"Tenho a medalha em casa. Deixe-os tentarem levá-la. Nosso ministro não concordou com a situação e nos disse para mantermos as medalhas" disse Maxim.
O fato da Rússia não concordar com a devolução das medalhas faz com que a relação com o Comitê Olímpico Internacional fique ainda mais estremecida. A Rússia é apontada pela Wada como responsável por um sistema de doping generalizado e com participação do governo do país. Amostras teriam sido trocadas, inclusive em Sochi 2014, na Olimpíada de Inverno.
O COI não deixa claro o que acontece caso os atletas não devolvam as medalhas de forma voluntária. Um processo judicial pode levar tempo. Muitos dos atletas estão aposentados e não teriam sanções esportivas. Até hoje, o histórico é de pouca punição em caso de comitês que não devolvem medalhas de seus atletas. Nesses casos, o COI conta com medalhas extras para repassar aos novos donos.
Saiba Mais
- Rússia é banida de Jogos Olímpicos e grandes eventos do esporte por 4 anos
- Athletico-PR é notificado por doping de Thiago Heleno e Camacho
- Comitê da Wada recomenda fim da punição à Agência Russa Antidoping
- Fifa reduz suspensão de Paolo Guerrero para seis meses
- Pena é reduzida para seis meses e Guerrero poderá disputar Copa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte