Crise

Pacientes sofrem para ser atendidos na UPA do Bacanga

Eles denunciam demora no atendimento e para receber exames; chuva invade unidade e causa mais problemas no local; ontem, um homem sofreu um AVC enquanto aguardava a triagem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41

SÃO LUÍS - Os pacientes que foram à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Região Itaqui-Bacanga na manhã de ontem penaram para receber atendimento. Segundo depoimento de testemunhas, houve quem esperasse por até sete horas para conseguir ver um médico.

Aldiene dos Santos, de 26 anos, precisou ir até a unidade ontem. Chegou lá por volta das 7h e teve de esperar até por volta das 14h, segundo conta, para ser atendida. Ela diz que nesse tempo ninguém lhe deu nenhuma assistência e que, assim como ela, dezenas de outras pessoas passavam por situação semelhante.

Durante o tempo em que passou lá, até mesmo um senhor teria sofrido um AVC na sala de espera e nada teria sido feito para socorrê-lo. “Eles disseram que só estavam atendendo prioridades”, afirmou a mulher.
Manoel Jansen, de 35 anos, chegou a UPA às 8h com seu filho de 4 anos, que se sentia mal. O menino chegou a ser atendido, mas já eram 16h e o resultado do exame não havia ficado pronto. Cansados e com fome, os dois foram embora em busca de uma farmácia.

Outro problema denunciado pe­los pacientes que foram à UPA on­tem foi a infiltração de água na unidade. Durante a chuva, a água invadia, sem a menor cerimônia o estabelecimento. A chuva forte se infiltrava por baixo do assoalho e das paredes, resultado que as pessoas tinham pisar na água para chegar até a triagem e serem atendidos.

Problemas
Os últimos problemas registrados em UPAs no Maranhão foram a cerca de duas semanas, quando uma denúncia de falta de oxigênio foi registrada em várias unidades. Na ocasião, pacientes das unidades Itaqui-Bacanga, Vila Luizão e Parque Vitória precisaram ser transferidos para não morrer.

No domingo (15), foram confirmadas duas mortes: de um paciente de 17 anos que foi transferido da UPA Itaqui-Bacanga para a UPA Vila Luizão e de um idoso de 72 anos que precisou ser transferido pelo mesmo motivo da UPA do Parque Vitória,

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou, em nota, que neste período do ano, com a intensificação das chuvas, há aumento no volume de atendimentos em suas unidades. A SES frisa que, assim como no ano passado, já viabilizou a contratação temporária de mais um médico para reforço no atendimento em cada UPA da capital. A secretaria acrescenta que todos os pacientes que estiveram na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bacanga, na manhã de ontem foram atendidos. O atendimento, durante a tarde, foi realizado de forma regular.

Assista o vídeo enviado por uma paciente:

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.