Minério

Primeira carga da mina de S11D é embarcada na Ponta da Madeira

Carga comercial de 26,5 mil toneladas foi produzida na mina em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará; embarque ocorreu na sexta-feira, 13

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
O Berge Neblina, de 380 mil toneladas, foi uma das três embarcações que receberam minério de S11D (navio vale h)

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira, em São Luís, embarcou na sexta-feira, 13, a primeira car­ga comercial produzida na mina de S11D, em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará. Foi embarcado um total de aproximadamente 26,5 mil toneladas, divididas em três navios, com a capacidade entre 73 mil e 380 mil toneladas.

Os navios tiveram a sua capacidade completada com minério Carajás IOCJ, proveniente das outras minas no Sistema Norte. O Carajás IOCJ, com 65% de teor de ferro, já representa 40% das vendas da Vale. Até 2020, o Carajás IOCJ vai ultrapassar 50% da produção da empresa.

Ao lado de novas minas em operação, em Carajás, e dos investimentos já realizados em Mi­nas Gerais, o S11D permitirá à Vale aumentar a sua competitividade no mercado internacional nos próximos anos.

A alta qualidade do minério extraído da nova mina dará flexibilidade à empresa para misturá-lo, em portos na Malásia, China e Omã, com os produzidos nos chamados sistemas Sul e Sudeste, em Minas Gerais, trazendo melhoria na precificação do produto final vendido, bem como prolongando a vida útil das minas desse estado.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.