Crise

Prefeitura de São Luís deve reduzir número de dias de Carnaval na Passarela do Samba

Secretaria Municipal de Cultura afirmou que qualquer alteração que venha a ser feita "se dá em face da crise econômica que atinge o país"

OESTADOMA.COM

Atualizada em 11/10/2022 às 12h42
Blocos Tradicionais deverão ser os mais afetados (Desfile da escola Flor do Samba, este ano, na passarela do Anel Viário)

SÃO LUÍS - O número de dias de desfiles na Passarela do Samba, no Anel Viário, deverá ser menor do que nos anos anteriores. A medida da Prefeitura, que pretende cortar gastos, desagradou representantes de grupos carnavalescos que tradicionalmente se apresentam no local.

Inicialmente, a intenção é que sejam cortados da programação a Sexta-feira e Terça-feira Gorda, colocando as agremiações dos grupos A e B para desfilarem juntas. Em anos anteriores, na sexta desfilavam os Blocos Tradicionais do Grupo B e somente no dia seguinte os do Grupo A. No domingo e segunda eram os dias das escolas de samba e, no último dia, desfilavam tribos de índios e blocos afros.

O assunto foi discutido em reunião nesta semana com representantes da Prefeitura e dos grupos, que não aprovaram a possível mudança. Em protesto, alguns Blocos Tradicionais ameaçam o não comparecimento nos dias dos desfiles.

A confirmação da mudança, porém, só deverá ocorrer com a divulgação do calendário oficial de apresentações. A expectativa é seja divulgado nos próximos dias, por ocasião do lançamento da programação completa da festividade na capital maranhense.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) informou que, "como parte da política municipal de valorização e respeito às tradições e manifestações culturais, a construção desse calendário dos desfiles e bailes, bem como o tratamento de questões relativas à infraestrutura, se dá em diálogo com as entidades que representam as agremiações carnavalescas de São Luís."

A Secult afirmou, ainda, que qualquer alteração que venha a ser feita "se dá em face da crise econômica que atinge o país e tem o objetivo de garantir a realização da festa."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.