Fenômeno da natureza

Nova superlua afeta maré e causa transtornos em São Luís

Em noite de lua cheia, a elevação dos níveis do mar provocou danos na Ponta d´Areia e impossibilitou o descarregamento de produtos no Mercado do Peixe

Thiago Bastos - Da equipe de O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Área próxima do Mercado do Peixe foi alagada pela maré alta

A nova superlua, registrada na noite desta terça-feira, 13, em São Luís, afetou o movimento das marés e causou transtornos em pontos da capital maranhense. O fenômeno da elevação dos níveis do mar provocou danos na Ponta d´Areia e impossibilitou o descarregamento de produtos no Mercado do Peixe.

Por causa da elevação das marés, caminhões com mercadorias para serem comercializadas a partir desta quarta-feira, 14, tiveram que aguardar por várias horas para efetuar a entrega da carga no Mercado do Peixe - um dos polos de distribuição na cidade de peixes e frutos do mar. O caminhoneiro Márcio Rogério, vindo da cidade paraense de Bragança – distante 646 quilômetros da capital maranhense –, foi um dos profissionais prejudicados. “Com certeza, a carga não corre o risco de estragar, mas é uma complicação, já que vai atrasar toda a entrega”, disse.

De acordo com o funcionário do Mercado do Peixe José Soares, a subida da maré nas proximidades do local é algo comum, especialmente em noites de lua cheia. “É algo que acontece demais. Mas, nesta noite, realmente a maré subiu demais”, disse. A maré ficou a menos de cinco metros da área dos boxes do Mercado do Peixe.

Muro de contenção na Ponta d'Areia foi afetado pela força da maré

Na Ponta d´Areia, o muro de contenção – que já estava parcialmente destruído – foi novamente afetado com a força da maré. Algumas pessoas aproveitaram a ocasião para contemplar o fenômeno ou mesmo pescar um peixe. “Deu para pegar pelo menos um aqui”, disse o pescador José Antônio, que usava apenas uma linha e um anzol para fisgar os peixes.

Saiba mais

De acordo com a tábua de marés, o máximo da altura do mar, 6,3 metros, foi atingido às 18h19 desta terça-feira.

Alagamento próximo ao Mercado do Peixe impediu descarregamento de mercadorias

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.