Abre/Fecha

Rotina de São Luís muda com feriado municipal

Shoppings funcionarão normalmente amanhã, mas agências bancárias ficarão fechadas; serviços públicos funcionam em regime de plantão

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Com feriado, quem precisar de dinheiro terá de utilizar caixa eletrônico (caixa eletronico)

Amanhã, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, a rotina da de São Luís sofrerá mudanças. Na Rua Grande, fica a critério de cada lojista decidir se abre ou não as portas. Agências bancárias permanecerão fechadas durante todo o dia. Entretanto, quem quiser aproveitar para adiantar as compras de Natal pode ir aos shoppings, que funcionarão normalmente. Os serviços públicos funcionam em regime de plantão.

Na quinta-feira, dia 8, os serviços públicos municipais considerados essenciais - como saúde, limpeza pública, guarda municipal, fiscalização de trânsito e terminais de integração de passageiros – vão manter o atendimento por meio de escalas de serviço ou plantão. Os órgãos do Governo do Estado também funcionarão em regime de plantão nas delegacias e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionam 24 horas. Se necessário, ambulâncias farão a transferência dos pacientes para os hospitais de alta complexidade.

Não haverá expediente também no Judiciário do Estado. Para garantir o atendimento das demandas urgentes nas esferas cível e criminal, será mantido o plantão judicial para recebimento de pedidos de habeas corpus, mandados de segurança, medidas cautelares (por motivo de grave risco à vida e à saúde das pessoas), decretação de prisão provisória, entre outras demandas.
Rua Grande

Conforme acordo coletivo celebrado entre lojistas e comerciários, as lojas da Rua Grande podem funcionar livremente, mas fica a critério de cada lojista decidir pelo funcionamento ou não dos estabelecimentos. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informou que no dia 8 de dezembro, feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição, os estabelecimentos comerciais em São Luís poderão funcionar em horário livre.

No entanto, nesse dia o trabalho é considerado extraordinário e deve ser pago com acréscimo de 100% sobre o valor da hora normal e mais uma gratificação no valor de R$ 50,00 ao final do expediente para cada empregado que trabalhar nessa data.

As agências dos Correios ficarão fechadas durante todo o dia de hoje, assim como casas lotéricas e agências bancárias. Os serviços bancários estarão disponíveis 24 horas por meio dos canais de atendimento alternativos como caixas eletrônicos, Internet Banking, Mobile Banking. O consumidor que tem contas a pagar (luz, telefone, água etc) com vencimento nesta quinta-feira poderá fazer o pagamento no primeiro dia útil após o feriado, na sexta-feira, dia 9, sem multa.

Shoppings
De olhos nos consumidores que pretendem adiantar as compras de fim de ano, os shoppings de São Luís funcionarão normalmente. Somente o Jaracaty Shopping não confirmou a O Estado o horário de funcionamento de lojas, quiosques, praça de alimentação e parque de diversões. Os supermercados de São Luís atenderão normalmente durante todo o dia de hoje.

ABRE/FECHA

Hospitais – plantões
Delegacias – plantões
Hospitais – plantões
Delegacias – plantões
Agências bancárias - fechadas
Correios - fechados
Casas lotéricas - fechadas
Repartições públicas - fechadas
Tropical Shopping – funcionará normalmente
Monumental Shopping - funcionará normalmente
São Luís Shopping – funcionará normalmente
Rio Anil Shopping – funcionará normalmente
Shopping da Ilha – funcionará normalmente
Jaracati Shopping – não informou
Pátio Norte Shopping – funcionará normalmente

COMÉRCIO EM DEZEMBRO
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que conforme as Convenções Coletivas de Trabalho, as empresas comerciais da capital podem funcionar de segunda-feira a sábado em regime de horário livre, desde que respeitando a jornada semanal legal de 44 horas de trabalho para os empregados. Aos domingos, o horário é limitado das 8h às 14h para o comércio de rua e das 14h às 20h para os estabelecimentos localizados nos shopping centers. Para o funcionamento aos domingos, as empresas precisam implantar um sistema que impeça o comerciário de trabalhar mais do que dois domingos consecutivos. Com isso, a Fecomércio esclarece que durante o mês de dezembro as lojas podem promover a ampliação do horário de atendimento de segunda-feira a sábado livremente, de modo a atender o aumento da demanda por consumo que é típico desse período que antecede às festividades de fim de ano, desde que observada a jornada de trabalho máxima estipulada para os seus empregados.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.