Na questão das praias

Roberto Rocha diz que governo Dino age de forma irresponsável na questão das praias

Senador do PSB contesta laudos que garantem a balneabilidade das praias e diz que afirmação do governador pode levar à contaminação de famílias

Marco Aurélio D''Eça - Editor de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Roberto Rocha ironiza informação de que praias estão limpas em SL (Roberto Rocha critica laudos de balneabilidade das praias)

O senador Roberto Rocha (PSB) fez uma declaração forte em seu perfil no Instagram contestando diretamente o governador Flávio Dino (PCdoB) na questão envolvendo a qualidade das águas das praias de São Luís.

Segundo Rocha, o governo agiu de forma “irresponsável e criminosa” ao afirmar que as praias da capital maranhense estão aptas ao banho.

“Ouço falar que limparam as praias de São Luís. Como? Qual a mágica?”, questiona o senador, para lembrar que, desde o início do programa Minha Casa, Minha Vida, foram construídos milhares de unidades habitacionais na capital sem a devida responsabilidade no quesito tratamento de esgoto, que jorra diretamente nos rios.

“E para onde vão os rios? Logicamente, para as praias”, enfatiza Rocha.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) foi a responsável por divulgar no dia 8 de outubro, um relatório de balneabilidade atestando que 100% das praias de São Luís estavam em condições adequadas para o banho. Segundo o órgão, a conquista se dava pela recente inauguração da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) do Vinhais, que é responsável por tratar 40% do esgoto na ilha.

O governo Flávio Dino fez festa para o laudo da Sema,que gerou forte reação nas redes sociais e em meio aos especialistas no setor. Curiosamente, a divulgação do suposto laudo foi divulgado às vésperas da eleição em São Luís, quando o aliado de Dino, o prefeito Edivaldo Júnior (PDT), disputava a reeleição.

“Por que o Governo do Estado anunciou, de forma criminosa e irresponsável, que as pessoas poderiam levar seus filhos e netos para as praias, por que estavam limpas? Simples, por que no Maranhão as campanhas eleitorais acontecem no verão . Ou seja, nesta época do ano, a cidade fica mais limpa, com recolhimento do lixo regular. E, se não chove, tem muito menos sujeira nas praias”, apontou o senador maranhense.

Roberto Rocha lembrou que, na sexta-feira, caiu uma pequena chuva em São Luís. Resultado: dos 24 pontos coletaos, 10 estavam impróprios para banho.

“ Foi só um pouco de esgoto que desceu para as praias. E olha que o chuvisco não representou 2,00 mm de chuva, um valor quase desprezível”, ponderou o senador maranhense

Para Rocha, as praias só estarão limpas quando os rios de São Luís estiverem limpos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.