Crise

Ex-ministro e senadores divergem sobre cargo no Governo Federal

Presidente do FNDE, Gastão Vieira, defende a sua permanência no comando da autarquia; Roberto Rocha tenta junto à bancada maranhense a substituição de Vieira

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43
Em desabafo nas redes sociais, Vieira lamentou pressão (Gastão Vieira critica pressão por seu cargo no FNDES)

O presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e ex-ministro do Turismo, Gastão Vieira (Pros) diverge da bancada maranhense no Senado da República em relação ao futuro da autarquia do Governo Federal.

Ele reagiu no último fim de semana, por meio de seu perfil em rede social, a uma articulação do senador Roberto Rocha (PSB) junto aos senadores João Alberto e Edison Lobão, do PMDB, e que tem por objetivo a troca de comando no FNDE.

Gastão ocupa o cargo desde o mês de abril deste ano, quando foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff (PT), exatos quatro meses antes da conclusão do processo de impeachment da petista no Senado.

Há pelo menos um mês, contudo, já na gestão Michel Temer (PMDB), uma intervenção de Rocha junto ao Governo Federal e que teria como meta colocar o ex-secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Maranhão, no lugar de Vieira no FNDE, tem provocado instabilidade de Vieira no posto.

Esse é o motivo da reação de Vieira. “A semana foi muito difícil com a especulação sobre minha saída do FNDE. Embora sem qualquer substância, atrapalha e coloca em cheque a tranquilidade do FNDE. O TCU [Tribunal de Contas da União], por outro lado, divulgou uma forte avaliação do FIES falando em "pedalada" e "rombo". Estou tranquilo e seguro do trabalho da diretoria. Vamos contestar o TCU como já o fizemos. O FIES é um grande programa, socialmente indispensável... Vou lutar pela sua manutenção”, disse.

Gastão Vieira tem utilizado o seu perfil no Facebook, desde que assumiu o comando do FNDE, para divulgar as ações realizadas em prol do Maranhão.

Ele já destacou, por exemplo, o repasse de recursos do Plano de Ações Articuladas (PAR) para municípios do interior do estado e investimentos em obras de infraestrutura escolar no estado.

O ex-ministro do Turismo também já destacou agendas como prefeitos do Maranhão, em Brasília, e articulação para a liberação de recursos aos gestores e já se comprometeu em ajudar o Maranhão durante a sua gestão no órgão.

Nomeação

Gastão Vieira foi nomeado por Dilma Rousseff para o comando do FNDE, em substituição a Antônio Idilvan de Lima Alencar, que estava no posto desde fevereiro de 2015, sob a indicação do ex-ministro da pasta Cid Gomes.

O FNDE é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação que, entre outras funções, é responsável pela gestão do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo pagamento de merenda e de transporte escolar.

Saiba Mais

Gastão Vieira trocou o PMDB pelo PROS em 2015. Pelo antigo partido, ele chegou a exercer mandato de deputado federal e foi nomeado, por indicação da sigla, ministro do Turismo.

João Alberto confirma articulação pelo FNDE

O senador João Alberto (PMDB) admitiu ao blog do jornalista Marco Aurélio D’Eça, uma articulação da bancada maranhense no Senado em prol do comando do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Há um pacto entre os senadores maranhenses de agir sempre conjuntamente. E há um mês, numa reunião com o presidente Michel Temer, Roberto Rocha (PSB) mostrou a relação de Gastão Vieira com o governador Flávio Dino (PCdoB) e pediu a troca no FNDE. O próprio Temer disse que já estava pensando em substituí-lo, mas isso já faz mais de um mês”, contou.

João Alberto também confirmou a articulação de Roberto Rocha por Pedro Maranhão, ex-secretário-chefe da Casa Civil.

O peemedebista afirma que apesar do consenso entre os senadores maranhenses, o presidente Michel Temer ainda não decidiu pela substituição, ou não, de Vieira, que segue no comando da autarquia.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.