Barragem

Segurança de barragem é tema de encontro

Evento aconteceu na manhã de ontem, no auditório da Secretaria de Meio Ambiente; situação da Barragem do Bacanga foi abordada durante debates

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

A segurança nas barragens foi o tema de um encontro realizado na manhã de ontem, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH). Durante as discussões, foi abordada a situação da Barragem do Bacanga, em São Luís, que passa por reforma.

A oficina “Revisando a Segurança de Barragens” aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema), no bairro Calhau. A atividade fez parte de uma série de oficinas já realizadas em outras cidades brasileiras. Além da ABRH, o Fórum Nacional da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas (Fonasc.CBH), o Conselho Estadual de Recurso Hídricos (Conerh), entre outras entidades também participaram das discussões.

O objetivo do encontro foi debater os resultados das investigações, monitoramentos, negociações e acordos; discutir as iniciativas de projetos de leis tanto federais como estaduais voltados à lei de segurança nas barragens bem como de recursos hídricos.

“Esse tema de barragem é muito importante e nos últimos tempos ele tem ganhado muita força pelo acidente que aconteceu em Mariana. O Brasil todo precisa refletir de forma conjunta e o Maranhão está se incorporando nessa discussão para não apenas ouvir as discussões em todo o país, mas para contribuir.

Já a Barragem do Bacanga é de grande importância para todos nós que estamos aqui e merece todos os cuidados de todos os atores envolvidos”, disse Theresa Cristina Castro, vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH.

A mesma opinião foi compartilhada por Liene Pereira, secretária adjunta da Desenvolvimento Sustentável da Sema. “O Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, preocupada em ajudar a estabelecer novos critérios de segurança, participa, com o Conerh e ABRH, para apresentar elementos na reformulação na Política Nacional de Segurança de Barragens”, destacou.

Bacanga
Com o rompimento do cabo de aço que sustentava a única comporta em andamento, na Barragem do Bacanga, no dia 17 de setembro de 2015, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), iniciou uma intervenção emergencial bloqueando a entrada de água no Lago do Bacanga com a colocação de pedras para evitar que a inundação desabrigasse 27 mil famílias e impedisse o acesso de outras 100 mil que moram em bairros como Areinha, Sá Viana, Primavera, Vila Embratel, Bairro de Fátima e Coroadinho.

A primeira etapa foi a recuperação das seis comportas do tipo stop-logs, que foram concluídas em janeiro deste ano para amenizar a troca das águas, viabilizando dessa forma a salinidade e oxigenação do Lago do Bacanga.

A última fase será a implantação da comporta grande do tipo vagão. A peça está sendo fabricada por uma empresa especializada no estado de São Paulo, devendo chegar a São Luís no dia 28 deste mês. O planejamento para a condução dos serviços foi elaborado em conjunto com moradores do entorno e as comunidades pesqueiras. O acompanhamento dos serviços é realizado de forma regular.

SAIBA MAIS

Todas as contribuições surgidas de propostas dos participantes da oficina de segurança nas barragens foram enviadas à ABRH Nacional, onde será elaborado um documento oficial com as proposições e sugestões como forma de contribuir para o aperfeiçoamento do Sistema de Segurança de Barragens no Brasil.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.