Empreendedorismo rural

Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada executa 1ª ação

Espaço foi idealizado para disseminar conhecimento, tecnologia, gestão de negócios e noções de mercado para os produtores rurais e pesquisadores da região

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Produção de farinha é uma das ações que o Polo de Empreendedorismo Rural visa fortalecer (Produção)

Viana - Discutir o empreendedorismo rural da Baixada Maranhense e avaliar as ações do Polo de Empreendedorismo Rural, que está em desenvolvimento nos municípios do Território Lagos e Campos Floridos, foi a proposta do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ao conduzir painel realizado no encerramento da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec) em Viana.

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema), como parceira do Sebrae, também participou das discussões realizadas na semana passada.

Na ocasião, o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, fez uma apresentação detalhada sobre o polo e destacou a disposição da instituição em contribuir com o desenvolvimento das comunidades, apoiando iniciativas e capacitando os produtores na criação de novos negócios que vão impulsionar o empreendedorismo regional.

“Por meio do polo, queremos utilizar o que já existe na região, potencializando as vocações produtivas e gerando resultados para mais pessoas. O Sebrae está preparado para fomentar o empreendedorismo através de ações efetivas neste espaço e, na área que não tivermos um consultor disponível, buscaremos em outros estados, de forma que todos os que nos procurarem sejam atendidos e possam a contribuir para a consolidação do polo”, ressaltou Martins.

O Polo de Empreendedorismo Rural da Baixada Maranhense foi idealizado para ser um espaço de disseminação de conhecimento, tecnologia, gestão de negócios e noções de mercado para os produtores rurais e pesquisadores na região. A estratégia é desenvolver os negócios rurais e alavancar a economia dos municípios envolvidos.

As ações do polo visam fortalecer as atividades de meliponicultura, fruticultura, piscicultura, pesca artesanal, produção de farinha, ovinocaprinocultura, produção de queijo, criação sustentável de aves, produção de cachaça e o turismo rural, entre outras cadeias produtivas da região.

União

Para Itaan Santos, professor Uema, a união de forças das instituições, com o poder público em todas as esferas e a sociedade civil organizada, é fundamental para que as ideias sejam concretizadas.

“Essa construção só vai ser possível na medida que fortalecermos as relações com o poder público, por meio das secretarias de Estado e prefeituras, criando assim os espaços para chegarmos a esses agricultores, piscicultores e outros trabalhadores que são os principais agentes do processo”, disse o professor.

Em agosto, foi realizado em Viana o primeiro Seminário das Potencialidades Empreendedoras da Baixada Maranhense, idealizado pelo Sebrae em parceria com outras instituições e representantes da sociedade civil organizada, com o intuito de fazer o levantamento das potencialidades dos municípios integrantes do polo.

Municípios

Durante uma reunião de avaliação das ações já realizadas e encaminhamentos, foram definidos os próximos passos desse trabalho. Segundo o diretor superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, inicialmente as ações serão focadas em seis municípios: Arari, Cajari, Vitória do Mearim, Viana, Penalva e Matinha.

“Nesse momento de avaliação, o que apontamos como encaminhamentos e prioridade é fazer um inventário de potencialidades de turismo nesses municípios, o que deve ser executado a partir de janeiro”, afirmou Martins.

O superintendente disse, ainda, que com base do inventário, serão iniciadas as ações mais específicas para atender as demandas das atividades desenvolvidas.

Mais

Ações serão focadas em 6 municípios:

Arari

Cajari

Vitória do Mearim

Viana

Penalva

Matinha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.