Protesto

Fechamento de agência do BB gera manifestação

Com faixas e cartazes, moradores da área Itaqui/Bacanga protestaram ontem contra o fechamento da agência do Banco do Brasil, na Avenida dos Portugueses

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44

Moradores do bairro Anjo da Guarda e adjacências, na área Itaqui/Bacanga, em São Luís, realizaram na manhã de ontem um protesto em frente a agência do Banco do Brasil (BB), na Avenida dos Portugueses. A comunidade é contra o fechamento da agência, que hoje beneficia milhares de pessoas da região.

De acordo com a superintendência regional do Banco do Brasil, o fechamento da agência do Anjo da Guarda faz parte de uma política de redução de custos.

O protesto, ontem, foi organizado pela Associação Comunitária da Área Itaqui/Bacanga (Acib), pelo Conselho Comunitário pela Paz do Anjo da Guarda e Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado do Maranhão (Seeb/MA). Uma tenda foi montada em frente à agência e os manifestantes portavam faixas e cartazes protestando contra o fechamento do estabelecimento.

Os moradores já conseguiram uma vitória, apesar de provisória. O fechamento da agência do BB aconteceria no dia 16 de novembro, no entanto, depois de reuniões realizadas entre os líderes do movimento e a superintendência do banco, a data para o fechamento foi adiada.

Prejuízos

De acordo com o presidente da Acib, Ivan Júnior, milhares de pessoas serão prejudicadas. “Nós temos a clareza do papel da agência do Banco do Brasil aqui na comunidade. Não estamos falando em uma comunidade qualquer, mas uma com 300 mil habitantes e outros empreendimentos empresarias. A agência, além de um valor simbólico, tem um valor econômico para a comunidade. A retirada da agência é um retrocesso”, afirmou.

O Conselho Comunitário do Anjo da Guarda também se posicionou contra o fechamento da agência. “Essa agência foi uma conquista da comunidade.É resultado de um trabalho idealizado pelo conselho. É inadmissível que ela [agência] feche, pois vai prejudicar a todos”, disse o presidente da entidade, Patrício de Jesus Ramos.

Para o presidente do Seeb/MA, Eloy Natan, o fechamento da agência bancária prejudicará também os funcionários. “A situação faz parte de uma política nacional do banco para fechar agências físicas e criar agências virtuais. O Banco do Brasil que reduzir também a quantidade de funcionários”, disse.

De acordo com a direção do Banco do Brasil, o fechamento da agência visa readequação de despesas e facilitar o acesso dos correntistas, que deverão ter suas contas transferidas para a unidade localizada no campus Dom Delgado, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Campus do Bacanga. As negociações entre a direção do banco e os líderes da comunidade continuam.

Mais

A agência do Banco do Brasil do Anjo da Guarda foi inaugurada há aproximadamente dois anos. Além do bairro, comunidades como Vila Nova, Vila Isabel, Vila Mauro Fecury, Gapara, entre outras, também são beneficiadas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.