Círio de Nazaré

Procissão de encerramento do Círio de Nazaré será no dia 9

Evento, que já faz parte do calendário oficial da Igreja Católica de São Luís, reunirá milhares de fiéis da Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Cohab até a padroeira do Cohatrac

Atualizada em 11/10/2022 às 12h44
Procissão do Círio de Nazaré reúne fiéis de todo o estado e movimenta os bairros das imediações do Cohatrac (Milhares)

A Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, no Cohatrac, realizará no domingo, 9, às 17h, a procissão de encerramento do Círio de Nazaré Festa da Luz. A procissão, que já se configura como uma das maiores da capital maranhense, deverá reunir milhares de fiéis de todo o estado.

A concentração para a procissão será às 16h30 na igreja da Cohab. De lá seguirá até o bairro do Cohatrac, onde acontecerá a solene missa campal, presidida por dom José Belisário, arcebispo de São Luís.

Considerada uma das maiores festas religiosas de todo o Maranhão, o Círio de Nazaré reúne milhares de pessoas ao longo do festejo. Sua programação contempla deste a Missa se Envio, realizada dia 1º de setembro, até a Grande Procissão do Círio.

Dentro da programação do Grande Círio estão outras atividades importantes como o Círio das Crianças, de 23 a 25 de setembro; a Caminhada da Luz, dia 24 de setembro; a Procissão do Círio das Crianças, dia 25.

Marcando o Grande Círio tem o Novenário da Luz, que este ano começou no dia 29 de setembro e se estenderá até 9 deste mês. A Romaria do Círio, cuja concentração é no Largo da Igreja do Carmo – Centro Histórico de São Luís – foi realizada no dia 1º.

Também fazem parte do festejo de Nossa Senhora de Nazaré o Círio Ecológico, o Círio Esportivo, Carreata do Círio, Círio Cultural e Círio Solidário. A paróquia pontua que, embora o festejo seja encerrado no dia 9, o Círio Solidário, uma das atividades do Grande Círio, será realizado dia 22 deste mês.

Romaria

A Romaria do Círio, considerada uma das maiores do estado, foi um dos momentos alto do festejo. Como já é de costume, a concentração ocorreu no Largo da Igreja do Carmo, de onde começa a caminhada à zero hora.

Durante o percurso, além de música sacra e oração, os romeiros realizaram algumas paradas estratégicas para leitura bíblica e meditação.

As paradas para leitura bíblica e reflexão aconteceram nas igrejas Nossa Senhora da Conceição do Monte Castelo, Nossa Senhora da Glória no bairro Alemanha, Nossa Senhora da Conceição no bairro do Anil, Igreja São Sebastião no bairro Aurora e Nossa Senhora do Rosário, no bairro Cohab

Católicos

A comunidade católica do bairro Cohatrac começou a surgir no final da década de 1970 quando alguns moradores recém-chegados no conjunto resolveram se reunir para criar a Associação de Moradores do Bairro.

Dentre as reivindicações consideradas urgentes para um conjunto novo e ainda sem a estrutura necessária para ser habitado, estava a assistência religiosa que os moradores não tinham e da qual sentiam falta.

Os frades franciscanos começaram então o trabalho religioso com a nova comunidade, celebrando e realizando batizados e Primeira Eucaristia com as crianças do bairro. A padroeira foi escolhida em um sorteio entre os indicados para concorrem.

Os mais votados foram: São Francisco, Nossa Senhora Aparecida e Nossa Senhora de Nazaré, sendo esta a mais indicada e eleita como padroeira da comunidade. O primeiro festejo foi realizado em 1983.

Mais

O que é o Círio de Nazaré

Realizado em Belém do Pará há mais de dois séculos, o Círio de Nazaré é uma das maiores e mais belas procissões católicas do Brasil e do mundo. Reúne, anualmente, cerca de 2 milhões de romeiros numa caminhada de fé pelas ruas da capital do estado, em um espetáculo grandioso em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré, a mãe de Jesus. Além da procissão de domingo, o Círio agrega várias outras manifestações de devoção, como a trasladação, a romaria fluvial e diversas outras peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.