Eleição 2016

Pleito terá segurança reforçada e urnas escoltadas pela polícia

Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) mudou logística para as eleições deste domingo, 2, quando 52 municípios do estado, incluindo São Luís, receberão tropas federais para auxiliar o trabalho da Polícia Militar

Atualizada em 11/10/2022 às 12h45
Militares do Exército permanecerão na capital para auxiliar trabalho da Polícia Militar durante as eleições

Os ataques ocorridos nos últimos dias em São Luís levaram o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) a repensar a segurança nas eleições deste domingo, 2, na capital maranhense. As mudanças foram anunciadas na manhã desta sexta, 30, em entrevista coletiva. Para começar, São Luís é um dos 52 municípios que receberão tropas federais durante o pleito. Além disso, a distribuição das urnas, que deveria ter ocorrido nesta sexta, será realizada neste sábado, 1º, com escolta policial.

As tropas federais vão auxiliar o trabalho da Polícia Militar. Assim, os soldados do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) permanecerão na capital, sendo auxiliado por mais 500 homens da Aeronáutica, sediados em São Luís e Alcântara.

De acordo com o desembargador Lourival Serejo, presidente do TRE-MA, os soldados das tropas federais deverão trabalhar para garantir a segurança nos locais de votação, enquanto as outras forças policiais envolvidas no processo, Polícia Federal Militar, Civil e Corpo de Bombeiros, atuarão nas outras frentes.
Em todo o Maranhão, 52 municípios vão receber 850 militares federais e 82 viaturas. Outros 400 homens da Polícia Federal também serão destacados para atuar nos municípios, além de todo o efetivo das Polícias Militar e Civil.

“Estamos preparados para uma eleição tranquila. Os últimos acontecimentos não perturbarão o pleito”, afirmou Lourival.

Além disso, um Gabinete de Segurança, composto pelo desembargador Raimundo Barros e oficiais do Exército, PM e Corpo de Bombeiros, já está funcionando permanentemente no TRE, para acionar as forças de prontidão, em caso de necessidade. “O gabinete tem trabalhado para levar segurança ao eleitor e ao mesário”, afirmou o comandante do 24º BIL, tenente-coronel Frederico Azevedo Pires.

O corregedor do TRE, e coordenador do Gabinete de Segurança institucional das eleições 2016, desembargador Raimundo Barros, ressaltou que o planejamento das eleições já está todo pronto, mas estes atentados se tornaram um fato novo dentro deste trabalho. Por isso foi necessário reorganizar alguns detalhes, como a distribuição das urnas, que devem sair somente deste sábado do Fórum em São Luís, e o envio das tropas federais para as cidades em que o TSE determinou o apoio.


Tropas
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE/MA), os 52 municípios do Maranhão que receberão apoio de tropas federais têm histórico de ocorrências, tumultos e manifestações de desordem com o único objetivo de prejudicar o andamento da eleições e gerar um ambiente de insegurança institucional.

No começo de setembro, o TRE solicitou reforço. Na noite de terça-feira, 27, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou o envio de tropas federais para 45 cidades. Na quinta-feira, outras cinco cidades, incluindo São Luís, foram acrescentadas à lista.

De acordo com o comandante do 24º Batalhão de Infantaria Leve, tenente coronel Carlos Frederico de Azevedo Pires, as tropas começam a chegar neste sábado, 1º, nas cidades determinadas pelo TSE e permanecem até a segunda-feira, 3, um dia após as eleições.


[e-s001]

Urnas serão escoltadas até locais de votação

As urnas eletrônicas que serão utilizadas no pleito deste domingo, 2, deveriam ter sido despachadas para os locais de votação na sexta-feira, 30, mas o trabalho só será feito neste sábado, 1º. Mas os atentados ocorridos na noite de quinta-feira, 29, em São Luís, fizeram o Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA) rever a logística de distribuição do material.

Por conta da mudança, na manhã da sexta-feira, dezenas de caminhões dos Correios, empresa responsável pela logística das eleições, estavam parados no depósito do Fórum Eleitoral, no Anel Viário.

Segundo o corregedor-geral do TRE, desembargador Raimundo Barros, uma reunião com o gabinete de segurança das eleições, realizada na manhã de ontem, definiu que os caminhões iriam sair das dependências do fórum apenas com escolta. Homens da Polícia Militar, Bombeiros e Exército estão sendo mobilizados para realizar o serviço.

A previsão era que até as 18h deste sábado todas as seções estejam devidamente montadas. A ideia é que elas fiquem o mínimo de tempo possível nesses pontos, apenas o tempo suficiente para o pleito. O objetivo é evitar possíveis ataques e danos aos equipamentos e também ao processo eleitoral como um todo.

A Polícia Militar e o Exército também deverão permanecer nos locais de votação, em todo o estado para garantir tranquilidade e segurança dos cidadãos na hora do voto.

Mudança de seções

Duas escolas que foram atacadas na noite de quinta-feira, a UEB Prof Carlos Saads, na Vila Mauro Fecury I, e a Darcy Ribeiro, no Sacavém, tiveram algumas seções modificadas.

As cinco seções da Carlos Saads (132, 149, 162, 177 e 189) passaram para a UEB Sidney Castelo Brando Furtado, na Vila Ariri.

As duas seções da Darcy Ribeiro foram para o jardim de infância que funciona no mesmo prédio.

Os 52 municípios que terão tropas federais

1 - Amarante do Maranhão
2 - Araióses
3 - Água Doce do Maranhão
4 - Arame
5 - Bacuri
6 - Barra do Corda
7 - Benedito Leite
8 - Bequimão
9 - Bom Lugar
10 - Buriti
11- Buriticupu
12 - Bom Jesus das Selvas
13 - Cajari
14 - Carolina
15 - Codó
16 - Coelho Neto
17 - Coroatá
18 - Cururupu
19 - Dom Pedro
20 - Fernando Falcão
21 - Guimarães
22 - Lago da Pedra
23 - Matinha
24 - Olinda Nova do Maranhão
25 - Mirador
26 - Sucupira do Norte
27 - Passagem Franca
28 - Buriti Bravo
29 - Penalva
30 - Pinheiro
31 - Pedro do Rosário
32 - Presidente Sarney
33 - Santa Helena
34 - Turilândia
35 - Santa Luzia
36 - Santa Luzia do Paruá
37 - Santa Rita
38 - São Raimundo das Mangabeiras
39 - Sambaíba
40 - São Vicente Férrer
41 - Tuntum
42 - Tutóia
43 - São Mateus
44 - Monção
45 - Chapadinha
46 - São Luís
47 - São José de Ribamar
48 - Paço do Lumiar
49 - Raposa
50 - São Domingos do Maranhão
51 - Vitorino Freire
52 - Santa Inês

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.