Madre Teresa será canonizada neste domingo, 19 anos após morte
Religiosa é reverenciada pelos católicos como modelo de compaixão; canonização será conduzida pelo papa Francisco na basílica de São Pedro; brasileiro Marcilio Haddad, que foi curado por milagre atribuído à Madre Teresa, diz que Deus é misericordioso
Vaticano - Chamada carinhosamente de "santa das sarjetas" durante a vida, Madre Teresa de Calcutá será transformada em uma santa da Igreja Católica oficialmente neste domingo, 4, 19 anos após sua morte. Vencedora do Prêmio Nobel da Paz, ela foi uma das mulheres mais influentes dos 2.000 anos de história da igreja, aclamada por seu trabalho com os mais pobres do mundo nas favelas da cidade indiana de Calcutá.
Centenas de milhares de fiéis devem comparecer à cerimônia de canonização da freira, que será conduzida pelo papa Francisco diante da basílica de São Pedro.
Embora criticada durante a vida e após a morte, Madre Teresa é reverenciada pelos católicos como um modelo de compaixão que levou alívio aos doentes e moribundos, abrindo filiais de suas Missionárias da Caridade (M.C.) em todo o globo.
"Mesmo na cultura popular ela é identificada com a bondade, a gentileza, a caridade", disse o padre Brian Kolodiejchuk, integrante da organização fundada por Madre Teresa que fez campanha por sua canonização. "Em romances e filmes, é frequente ver personagens dizerem 'Ah, quem você pensa que eu sou? Madre Teresa?'", disse ele à Reuters.
Seus críticos a veem de outro modo, argumentando que ela fez pouco para aliviar a dor de doentes terminais e nada para erradicar as causas da pobreza.
Em 1991, o periódico científico britânico Lancet visitou uma casa para moribundos que ela administrava em Calcutá e afirmou que cuidadores sem treinamento eram incapazes de reconhecer quando alguns pacientes poderiam ter sido curados.
Kolodiejchuk disse que seus detratores não entenderam o propósito de sua missão, alegando que ela criou um lugar para confortar as pessoas em seus últimos dias, em vez de estabelecer hospitais. "Não temos que provar que santos foram perfeitos, porque ninguém é perfeito", disse.
Na Índia, uma nação predominantemente hindu, Madre Teresa foi acusada de tentar converter os desamparados ao cristianismo – algo que sua missão vem negando reiteradamente.
Deus é misericordioso
O brasileiro Marcilio Haddad Andrino, que foi curado por um milagre atribuído à Madre Teresa de Calcutá e o escolhido para que a freira seja proclamada santa, afirmou que "Deus é misericordioso e quer o bem de todos" e que não se considera "um privilegiado".
"Hoje aconteceu comigo, amanhã acontecerá com outro. Deus é misericordioso e quer o bem de todos. Não me considero um privilegiado", respondeu Marcilio, de 43 anos, que participou sexta-feira, 2, de uma entrevista coletiva no Vaticano para detalhar a canonização de Madre Teresa no domingo (4).
O engenheiro se apresentou acompanhado de sua mulher, Fernanda Rocha, e com a ajuda de um tradutor relatou detalhes de sua história de cura. Por trás de cada canonização, além da história da santa ou do santo, há sempre uma história surpreendente - inexplicável na visão da medicina - como a relatada pelo brasileiro.
Marcilio contou que um dia, há alguns anos, se levantou enjoado, experimentando sintomas como perda de equilíbrio e visão confusa, e acabou desmaiando. Para ele, que nasceu em São Paulo e mora no Rio de Janeiro, foi nesse momento em que sua vida mudou completamente.
Na mesma época, ele decidiu se casar com Fernanda. Os dois tinham se conhecido em 2000 e ela o "levou literalmente nos braços ao altar porque estava muito fraco".
Em 2008, pouco depois do casamento, Marcilio foi hospitalizado e diagnostico com hidrocefalia e uma infecção rara no cérebro. Depois de ser tratado durante um mês com antibióticos não houve melhoras.
Segundo ele, desde que foi internado, sua mulher começou a rezar "a Deus e à Madre Teresa, pois uma ex-chefe dela tinha se curado de um aneurisma cerebral rezando para ela".
"A situação não melhorava, mas mesmo assim continuávamos rezando e colocando mais intensidade", explicou. Os médicos então decidiram operá-lo, apesar de a intervenção ser muito perigosa. Na noite anterior à cirurgia, "após um grande sofrimento, consegui dormir bem".
"Me levantei e não tinha dor de cabeça. Sentia uma grande paz interior. Perante a falta de dor, os médicos me disseram que não iam me operar e que deixariam o procedimento para o dia seguinte", lembrou.
Ele nunca foi operado: "Os abscessos reduziram em 70% e a hidrocefalia tinha desaparecido. Três dias depois fizemos mais uma análise. Não havia qualquer rastro dos abscessos. Compreendi que ela tinha me curado", afirmou.
Pai
Ao milagre de sua cura se soma o de ter podido ser pai, pois os médicos lhe disseram que "com todos os remédios que tinha tomado a probabilidade de ter filhos era de 1%", acrescentou. "Seis meses depois de sair do hospital, após uma breve reabilitação, voltei ao trabalho e um mês depois a Fernanda começou a se sentir mal. Fomos ao médico e descobrimos que ela estava grávida", contou.
Com seus dois filhos, Mariana, de seis anos, e Murilo, de quatro, agora todos rezam juntos por Madre Teresa. Ao serem perguntados como se sentem, principalmente estando em Roma, o casal diz: "Estamos muito agradecidos".
Neste domingo, 4, eles participarão da cerimônia de canonização de Madre Teresa de Calcutá na Praça de São Pedro. O outro milagre contabilizado foi o de Monica Besra, uma indiana de 34 anos que tinha um câncer no abdômen e foi que foi curada em 1998, milagre eleito para a beatificação.
Estes são os dois milagres requeridos pela Igreja Católica para poder tornar santa Anjeze Gonxhe Bojaxhiu, o nome de batismo da mulher que nasceu em 1910 em Skopje, então pertencente ao Império Otomano, e que para muitos já era santa em vida.
Frase
"Hoje aconteceu comigo, amanhã acontecerá com outro. Deus é misericordioso e quer o bem de todos. Não me considero um privilegiado"
Marcilio Haddad Andrino
Brasileiro, 43 anos
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.