Progresso

Matinha investe em setores básicos

Meta da administração municipal é elevar os índices de desenvolvimento humano com foco na qualificação da educação e no sistema de saúde

Atualizada em 11/10/2022 às 12h46
Praça no centro de Matinha, município localizado na Baixada Maranhense, que está executando um plano para sair do mapa da pobreza (Cidade)

Matinha - A Prefeitura do município de Matinha, localizado na Baixada Maranhense, uma das regiões mais pobres do estado, está investindo em setores básicos para a elevação dos Índices de Desenvolvimento Social. A meta é tirar Matinha das listas de municípios com progresso lento.

O plano para tirar Matinha da condição de vulnerabilidade está sendo desenvolvido com foco no aumento do número de salas de aula, na qualificação de professores e diretores e na intensificação das ações de combate à evasão escolar.

Exemplo disso é a escola do povoado da zona rural Belas Águas. O prédio foi reformado e ampliado, com o apoio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

A administração municipal de Matinha vem se valendo de parcerias para sair da condição de município pobre e com baixos índices sociais. Uma alternativa são as emendas e outros auxílios de parlamentares, a exemplo dos festejos de juninos, ainda comentado na cidade.

Este ano o deputado Glaubert Cutrim (PRB) apoiou o tradicional festejo que foi nomeado o melhor dos últimos anos com programação variada e que atraiu turistas de vários outros município da região. O resultado foi o aquecimento da economia matinhense. Durante uma semana foram comercializados comidas e bebidas da época.

Saúde

O sistema de saúde de Matinha está em pleno progresso. A Prefeitura inaugurou recentemente uma Unidade Básica de Saúde (UBS), no povoado Tanque de Valença; atitude pautada no planejamento de qualificar os setores básicos tanto na zona urbana quanto na rural do município.

A presença de médicos nos postos, o atendimento mais humanizado, o fornecimento de medicamento e os programas de combate a enfermidades graves estão elevando a qualidade de vida dos matinhenses.

Outro setor que está merecendo a atenção especial da administração municipal de Matinha é o de infraestrutura. Também em parceria, o município ganhou este ano, como praças, recuperação e pavimentação de ruas; construção e recuperação de mais de 100 quilômetros de estradas vicinais e a construção de cinco poços artesianos, além de asfaltamento nas vias do Centro.

Os poços são base para melhoria da saúde dos moradores do municípios. O número de casos de doenças de veiculação hídrica foi reduzido. O que significa que crianças e idosos, mais vulneráveis às doenças, estão adoecendo menos com a água boa para consumo.

Mais

História de Matinha

Em meados do século XIX, os colonizadores padre João do Lago e comendador Antônio Alves da Silva instalaram, nas proximidades do centro da cidade atual, engenhos de açúcar. Ao mesmo tempo, o comendador José Belfort e o caboclo Eziquiel Meireles instalaram fábricas de farinha de mandioca. Esses proprietários se fizeram acompanhar de um elevado número de escravos que contribuíram para o desbravamento do território onde se localiza o município de Matinha.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.