Em São Luís

Hotéis têm ocupação média de 50% no mês de julho em São Luís

Estabelecimentos vêm adotando estratégias de negócios para melhorar o movimento de hóspedes nesse período de alta temporada

Gisele Carvalho / O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Movimentação em hotéis ainda é de 50% durante a alta temporada (Hotel)

SÃO LUÍS - Para muitas pessoas, quando se pensa no mês de julho, vem logo à mente férias, viagens em família, destinos turísticos cheios. Mas esse não é o cenário real de São Luís atualmente. Em alta temporada, a ocupação em hotéis gira em torno de 50%. A expectativa é de que os números melhorem até o fim do mês.

O subgerente do Hotel Veleiros, Dawison Alberth, explica que o movimento nos hotéis deve ser pensado não apenas pela ocupação, mas também as condições em que esse cenário se encontra que é determinado principalmente pelo valor médio das diárias que estão sendo cobradas.

Até o dia 6, quarta-feira, o hotel apresentava uma taxa de ocupação de 41% dos apartamentos, mas com uma tarifa média bem abaixo do usual. Ainda de acordo com ele, um crescimento de 10% a 15% foi registrado no movimento de hóspedes, mas com a diária média é menor que o habitual a situação não é tão animadora.

Já no Praia Mar Hotel, a ocupação média gira em torno de 50% segundo Alex Cavalcante, do setor de eventos e reservas. De acordo com ele, a taxa percentual era um pouco melhor no mês de julho de 2015. Mas a perspectiva é que haja um aumento. No hotel, também estão sendo dados descontos no valor das tarifas. “Quando demos o desconto, percebemos que atraímos mais hóspedes”, disse o colaborador.

Críticas
No Litorânea Praia Hotel, a média de ocupação também é de 50%. Para o funcionário Erlon Frazão, o movimento de turistas não seria tão afetado pela crise se a capital maranhense tivesse o turismo mais estruturado.Ele reconhece que a maior parte dos visitantes são de turismo de negócios, mas o estado atual da cidade não cativa essas pessoas a voltarem com suas famílias a lazer.

A mesma opinião é compartilhada por Dawison Alberth. Para o subgerente, os pontos mais críticos na cidade são:a situação das praias, que estão impróprias para banho;a baixa quantidade voos com destino à São Luís e a situação de abandono no Centro Histórico. “A gente tem que evoluir. Depois que tivemos a Lagoa e o Espigão, tivemos um reflexo de crescimento. Mas parou por aí. Precisamos estruturar a cidade para que o hóspede queira voltar a São Luís”, afirmou.

Além desses pontos, o responsável pelo setor de eventos e reservas do Praia Mar Hotel destacou a divulgação de São Luís como destino turístico. “Ainda falta uma boa divulgação da cidade em todo o país”, pontuou.

Projeto Férias Culturais no Centro Histórico no período de férias

No mês de julho, o Centro Histórico de São Luís receberá ações do projeto 'Férias Culturais', promovido pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur). Fazem parte da programação atrações culturais, roteiros guiados pelo Centro Histórico, Serenata Histórica, roteiro do Reggae, Sarau Histórico e representação de personagens.

A programação teve início ontem com o Passeio Serenata com diversos personagens históricos. No dia 13, às 16h, será realizado roteiro guiado “Conheça São Luís nas Férias”. Um passeio pelo Centro Histórico, acompanhado de um guia de turismo, revelará detalhes e atrativos históricos de São Luís.

No dia seguinte, às 19h, acontece o Roteiro do Reggae. O grupo formado por dj’s, dançarinos e admiradores do movimento vai percorrer algumas ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano. No dia 20,às 19h, ocorre novamente o Serenata Histórica, seguida do roteiro guiado “Conheça São Luís nas Férias”.

Por fim, no dia 28 de julho, também na praça Benedito Leite, às 19h, a programação encerra com o “Sarau Histórico”, onde um grupo composto por músicos, flautistas e instrumentistas vai fazer um resgate ao século XIX, com canções de época. Personagens históricos também ficarão no local apresentando concertos, cantos e mais.

NÚMEROS
Segundo as estatísticas da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), foram registrados no aeroporto de São Luís:

1.044 pousos e 84.780 passageiros desembarcados em julho de 2015
1.165 pousos e 86.050 passageiros desembarcados em julho de 2014

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.