O artista plástico Joel DuMara está finalizando os preparativos para participar da 30ª edição do “Mostra de Arte Vida”, realizado em prol da Casa de Apoio Granja Viana, em São Paulo. O evento, marcado para setembro de 2016, tem caráter beneficente e reunirá 40 artistas na mostra que ficará um mês em cartaz no Centro Brasileiro Britânico.
O maranhense foi convidado pela curadoria do evento e levará quatro telas – sendo duas retratando a cultura do Maranhão. “Para mim, foi uma honra receber o convite porque é um evento muito importante. Fico feliz em representar o Maranhão, levar nossa cultura para outras pessoas”, destaca Joel DuMara.
Autodidata, ele conta que costuma se dedicar à pintura nas horas vagas, a noite ou fins de semana. Sua primeira mostra individual foi ano passado, no Fórum Desembargador Sarney Costa com a exposição “O Maranhão que grita”.
Joel DuMara nasceu em Santa Inês. Desenvolve seus talentos artísticos desde a infância, talentos que vão da pintura, desenhos e esculturas a uma diversidade de trabalhos artesanais. Formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRRJ). Trabalha no Banco do Brasil desde 2004.
Por conta do trabalho, encara as atividades artísticas como um prazeroso hobby. “Mas hoje tenho sempre muito trabalho, encomendas de pessoas que conhecem e gostam do meu trabalho, então a maior parte do meu tempo livre me dedico à pintura”, diz o artista.
Sobre seu estilo ele prefere não definir. “Transito entre o figurativo e o abstrato, com foco no meu traço. Estou construindo uma identidade e minha inspiração vem das artes de uma forma geral, sempre me baseando na poesia que ela transmite”, relata o artista.
Em 2015 fez ainda a exposição individual “Somente Mulher”, participou do Salão de Arte da Marinha do Brasil, em São Paulo; da coletiva “O Encontro dos Anjos” e ainda da individual “O traço disciforme de Joel DuMara”. Naquele mesmo ano integrou a coletiva “Art to the World”, em Berlim, Alemanha, pela Waylight.
Este ano foi selecionado para o VI Salão de Artes Visuais de São Luís e participa da coletiva “Art to the World” em Toulouse, França, pela Waylight.
Mostra
A “Mostra de Arte Vida” nasceu como uma atividade paralela à Festa das Nações e reunia obras de artistas da região que expunham seus trabalhos e cediam parte da venda à Casa de Apoio Granja Viana.
Com o passar dos anos, a mostra cresceu e nos últimos anos é realizada em meados do ano nas galerias do Centro Brasileiro Britânico, no bairro de Pinheiros (SP), congregando artistas de todo o Brasil.
Os artistas convidados participam da exposição mediante o pagamento de uma taxa que é repassada à Casa de Apoio juntamente com uma porcentagem da venda dos trabalhos.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Alternativo