São João 2016

Diversidade marca noite de São Marçal no Arraial Vila Junina

Atrações como o show de Gerude e o Baile de Caixa animaram público no espaço, que funciona até o domingo, dia 3, no Maranhão Novo

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(ARRAIAL)

Um toque de cores e ritmos marcou a noite de São Marçal (30) do Arraial Vila Junina, promovido no Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha). Além da música popular maranhense, a instrumentalidade do cacuriá e do bumba-boi animou o público presente.

Para abrir a programação, o cantor e compositor Gerude – com mais de 30 anos de carreira – relembrou canções do recém disco lançado Zonazen (elaborado em 2014) e que o tornaram um dos nomes mais conhecidos do estado. Entre as músicas mais conhecidas e reproduzidas pelo cantor, estavam Jamaica a São Luís (gravada por Timbalada e Margareth Menezes) e Tempo de Guarnicê (gravada por Alcione).

Durante a apresentação, Gerude fez referência à Papete, que faleceu em maio deste ano. Após o cantor, foi a vez do grupo que há sete anos surgiu no bairro Fé em Deus, em São Luís, com o desafio de mostrar um pouquinho de cada manifestação da cultura popular (quadrilha, cacuriá, bumba-boi, dentre outros). O Baile de Caixa chamou a atenção pelas cores das vestimentas, alegria dos brincantes e coreografias bem ensaiadas.

O público dançou e curtiu todas as canções da brincadeira. “ Gostei demais. Não conhecia o grupo, mas curti bastante as coreografias e a musicalidade”, disse a funcionária pública Roberta Amorim. Os organizadores do grupo demonstraram orgulho pela apresentação. “ A gente, toda vez que se apresenta, sente orgulho do que faz. Com humildade, mostramos um pouco da nossa cultura maranhense”, disse a integrante do Baile de Caixa, Ester Maia.

Às 21h, subiu ao palco o Cacuriá Assa Cana, que mostrou a sensualidade, a batida das caixeiras e a tradição religiosa da Festa do Divino Espírito Santo. Ainda se apresentaram no Arraial Vila Junina os grupos de bumba-boi de Upaon-Açu (orquestra), Unidos Venceremos (zabumba) e Encantos do São Cristóvão (orquestra).

Programação – Amanhã (1º), antepenúltimo dia de programação do Arraial Vila Junina, a primeira atração da noite será o Cacuriá Rabo de Saia. Depois, será a vez do Tambor de Crioula do Labô. Em seguida, o Grupo Piaçaba. A noite será encerrada com as apresentações dos grupos de bumba-boi Meu Tamarineiro (orquestra), Brilho da Ilha (orquestra), da Maioba (matraca) e de Nina Rodrigues (orquestra).

Atrações do dia 01.07 (Sexta-feira)

19h – Cacuriá Rabo de Saia

20h – Tambor de Crioula do Labô

21h – Grupo Piaçaba

22h – Boi Meu Tamarineiro (orquestra)

23h – Boi Brilho da Ilha (orquestra)

0h – Boi da Maioba (matraca)

1h – Boi de Nina Rodrigues (orquestra)

ARRAIAL

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.