Senar na Agrobalsas

Oficinas de alimentação do Senar realçam a Agrobalsas

Durante a Feira Agrotecnológica de Balsas a oficina de derivados de leite foi o destaque no estande do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
Ana Joaquina, do Senar, ministra oficina de alimentação às produtoras de Balsas (Ana)

Balsas - Dezenas de produtoras rurais de Balsas participaram de Oficinas de Derivados do Leite realizadas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) durante a 16ª edição da Feira Agrotecnológica de Balsas (Agrobalsas).

As oficinas foram ministradas no estande da instituição durante os quatro dias em que ocorreu a feira, que teve a participação de representantes do setor agropecuário do Maranhão, com destaque para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Raimundo Coelho, e do superintendente do Senar, Luiz Figueiredo.

Também estiveram presentes ao evento o presidente eleito do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas, Jorge Vieira Salib, presidente da Aprosoja, Isaías Soldatelli, da superintendente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte, (Fapcen), Gisele Introvini, do presidente da Fapcen, José Antônio Gorgen, e do secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, (Sagrima), Márcio Honaiser.

As oficinas ocorreram com a coordenação de Ana Joaquina da Silva Neta, que utilizou matéria-prima do leite produzindo doces e salgados, pães e biscoitos, dentre outros. Todos acessíveis à comunidade de São Cardoso, parte da cidade de onde vieram as participantes. A produção foi degustada pelos presentes com recomendação para a realização em outras oportunidades.

“O Agrobalsas é um dos nossos principais eventos tecnológicos no estado e como tal, traz aos interessados, incluindo, produtores, empresários e comerciantes de modo geral - animais, palestras sobre o agronegócio e técnicas modernas do setor agropecuário e suprimentos agrícolas, além de atrações culturais e a troca de experiências entre expositores e visitantes”, disse Raimundo Coelho.

A oficina de derivados do leite teve a proposta de capacitar as produtoras rurais da área de abrangência da fazenda Sol Nascente, local da Agrobalsas, com a prática da produção de diversos produtos derivados do leite visando incrementar a renda e ajudar na qualidade das pessoas da comunidade.

Prazer

Para a instrutora Ana Joaquina é um grande prazer poder contribuir com a comunidade. “Sinto-me muito bem participando da equipe do Senar que tem o objetivo de qualificar produtores rurais a adquirir qualidade de vida e renda”, disse.

Luiza da Conceição é casada e tem filhos. Mora no povoado São Cardoso a 10 quilômetros da Fazenda Sol Nascente. Ela conta que se programou para participar da oficina desde que ficou sabendo por meio do Sindicato dos Produtores Rurais de Balsas. “O curso só tem a enriquecer o que a gente sabe um pouco. Com o que aprendi vou investir para ajudar na renda de casa”, frisou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.