acordo

Sarney Filho recebe ministro do Meio Ambiente da Argentina

Os dois ministros coincidiram no interesse de intensificar as relações entre os países nas áreas ambiental e de energias renováveis.

Atualizada em 11/10/2022 às 12h47
(sarney filho)

Nessa quarta-feira (22), o ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, recebeu o ministro do Meio Ambiente da Argentina, rabino Sérgio Alejandro Bergman, na companhia do ministro de Minas e Energia do Brasil, Fernando Coelho Filho. Os dois ministros coincidiram no interesse de intensificar as relações entre os países nas áreas ambiental e de energias renováveis.

Durante a reunião, informaram sobre as medidas que ambos os países estão tomando para a implementação dos compromissos assumidos no âmbito do Acordo do Clima de Paris, que está prestes a ser ratificado pelo Brasil no Congresso Nacional, referentes às suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). O ministro Bergman informou da criação, pelo presidente Macri, de um gabinete nacional sobre mudança do clima, que fornecerá a articulação do governo argentino no tema.

Os dois países concordaram em identificar formas de intensificar a cooperação na área de mudança do clima e biodiversidade. Decidiram explorar formas de trabalhar de maneira conjunta no contexto das negociações na convenção das Nações Unidas sobre a mudança do clima e, para tanto, agendaram uma próxima reunião técnica para agosto.

SANTUÁRIO DAS BALEIAS

Na ocasião, também discutiram temas ligados à biodiversidade. Os ministros concordaram em continuar a trabalhar juntos para a aprovação do santuário internacional de baleias do Atlântico Sul, iniciativa que os dois países defendem há vários anos no contexto da comissão internacional da baleia que deverá se reunir em outubro próximo.

Sarney Filho reiterou o compromisso do Brasil com a adoção de uma agenda ambiciosa para enfrentar a mudança do clima e demonstrou abertura para cooperar com a Argentina neste e em outros temas da pauta ambiental.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.