De norte a sul do país, é cada vez maior o número de pessoas contaminadas pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya. Entre outros sintomas como febre, dor no corpo e moleza, essas doenças causam também manchas vermelhas na pele, que são chamadas de rashmaculopapular.
Inicialmente aparecem na pele pequenas e múltiplas manchas avermelhadas com discreto relevo, que podem alterar-se e formar grandes manchas. No caso da Zika, inicia-se na face e depois espalha pelo pescoço, tronco e membros. E pode estar associado também a coceiras intensas.
Em geral, essas manchas demoram em média uma semana para sumir completamente. Mas em algumas pessoas de pele mais sensível é possível ficar algumas marcas em regiões como face, braços e pescoço, que devem ser tratadas logo por um dermatologista, para não se agravarem ainda mais.
Segundo a médica ElineWeba, da equipe da Clínica Ana Paula Vieira, as principais medidas para o tratamento desse tipo de machas e do prurido que vem associado são: evitar banhos, locais quentes e uso excessivo de sabonetes,além de realizar uma boa hidratação da pele. Se ainda assim a coceira persistir, é indicado o uso oral de alguns medicamentos e de loções calmantes à base de mentol ou calamina. l
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades