Reserva ambiental

Atividades educativas na Reserva do Itapiracó

Diversas atividades educativas e esportivas foram realizadas na área de proteção ambiental na manhã de ontem

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Criança planta na Reserva do Itapiracó, onde teve atividades ecológicas (Criança)

SÃO LUÍS - O Dia Mundial do Meio Ambiente também foi comemorado em São Luís com uma vasta programação na Área de Proteção Ambiental do Itapiracó. A ação foi promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e parceiros.

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, foram montados na área da reserva ambiental vários stands das instituições parceiras. Quem foi ao local pode conferir uma exposição de produtos e serviços realizados pela SEMA, palestras sobre a saúde da mulher e a Lei Maria da Penha e serviços de saúde entre outros.

Na parte da programação mais direcionada à conscientização ambiental, também foram realizadas atividades esportivas e de educação ambiental como o plantio de mudas, atividade física com o público da terceira idade e comunidade em geral e uma caminhada ecológica na área de proteção ambiental.

As crianças, também, terão atividades exclusivas para elas, com o tema ‘Eca, que lixo bom!’. Na pauta, palestras sobre resíduos sólidos, música (paródia sobre lixo), teatro e várias atividades lúdicas voltadas para o tema.

As atividades chamaram a atenção de quem costuma frequentar a reserva ambiental para praticar atividades físicas. A professora Raquel Lopes foi uma das pessoas que atrasou um pouco a caminhada diária para participar de uma das atividades realizadas no local, uma aula coletiva de Zumba.

Moradora do entorno da APA e freqüentadora do espaço, a professora aprovou a iniciativa no Dia Mundial do Meio Ambiente. “Foi muito bom eles terem trazido essas atividades para o Itapiracó porque conscientiza a população da importância dessa reserva para a nossa comunidade”, afirmou.

De acordo com o secretário de estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, a proposta do evento foi conscientizar a população sobre importância da conservação dos recursos naturais para a saúde ambiental e as consequências disso para a qualidade de vida das pessoas. “Trouxemos o governo para a APA porque o meio ambiente só tem sentido quando há uma interação com os moradores,, a comunidade. Nos propomos a fazer essa programação para chamar a atenção para a valorização dos nossos parques ambientais”, disse.

A programação contou com a participação do governador do estado, Flávio Dino, e o prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Júnior, durante a caminhada ecológica.

Mais

A comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no Itapiracó contou com a parceria das secretarias de Estado de Saúde, da Mulher, de Esporte e Lazer e de Desenvolvimento Social, Batalhão da Polícia Ambiental, Exército Brasileiro, Cemar, Embrapa, Coca-Cola, Fiema, Instituto Amares e os laboratórios de Biologia Vegetal e Marinha e de Biologia e Morfofisiologia Animal, ambos da Universidade Estadual do Maranhão (Uema).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.