Celebração

Dança para celebrar o aniversário do Teatro Arthur Azevedo

Solo “Finita”, da bailarina e coreógrafa Denise Stutz, abre a programação de 199 do teatro e marca o início do projeto Conexão Dança

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48
Atores e músicos reunidos para a celebração do aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo (Teatro Arthur Azevedo 199 anos)

Para celebrar os 199 anos do Teatro Arthur Azevedo e marcar o início da oitava edição do Conexão Dança, subirá ao palco daquela casa de espetáculos a bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira. Stutz apresentará, às 19h e com entrada gratuita, o solo “Finita”, trabalho que teve como inspiração uma carta de sua mãe. No mesmo dia, haverá show com os artistas Samile Araújo, Jessica Gois, Camila Bouéri e Márcio Glam.

O Conexão Dança, evento que movimentará a cidade até o dia 7 deste mês, tem a direção geral de Erivelto Viana, idealizador do projeto. Ele destaca que este ano o foco será na formação. “Para tanto investimos em atividades formativas voltadas para a dança, fomentando o pensamento e também ações entre as quais a necessidade da implantação de uma escola de dança que possa existir em nível acadêmico, dentro do contexto científico”, ressalta Erivelto Viana.

Com o patrocínio da Caixa e a realização do Bemdito Coletivo, o Conexão Dança visa abrir espaço para a discussão sobre o pensamento contemporâneo da dança em qualquer estilo. Para tanto, foi montada uma programação composta por apresentações, residência artística, palestras, oficinas, conversas, video art e performance, conexão hip hop e dança para crianças. As atividades ocorrerão no Teatro Artur Azevedo e em outros espaços da cidade como o teatro João do Vale, Museu Histórico e Artístico do Maranhão, Galeria Trapiche Santo Ângelo, Cine Teatro da Cidade, entre outros. Todas as atividades são gratuitas.

Solo

Segundo Denise Stutz, o solo “Finita” surge da necessidade de compreender e suportar a ausência. Entender o movimento naquele que observa, naquela que falta. A presença que se estabelece a partir da ausência do outro, o desaparecimento, o esquecimento.

Desenvolvido nos últimos dois anos o espetáculo teve como ponto de partida uma carta enviada pela mãe da artista. Com essa inspiração, Denise Stutz utilizou a arquitetura cênica do teatro para elaborar o conceito de perda e trabalhar os temas do envelhecimento e da ausência sob a perspectiva da dança.

“Finita” tem texto e direção de Denise Stutz, a iluminação é de Daniel Uryon com músicas de Bach, Tchaikovsky, Ray Noble e Al Bowlly. Denise Stutz, iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975 com outros 10 bailarinos fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção, foi professora do curso técnico da Escola Angel Viana. A partir de 2003 começou a desenvolver seu próprio trabalho solo, apresentando-se no Brasil, França, Espanha, Portugal, Austrália, Alemanha e Cabo Verde.

Trabalhou com o diretor Luiz Fernando Carvalho criando as coreografias para as mini series “Hoje é dia de Maria”, “Capitu” e do programa “ Clarice só para mulheres” fez parte da equipe da preparação dos atores para a novela Velho Chico.

Aniversário

O aniversário de 199 anos do Teatro Arthur Azevedo, cuja programação se estende até domingo, inclui shows musicais, peças de teatro, dança, poesia, orquestra e ópera. A festa começa com atrações que vão ocupar não apenas o palco principal do teatro, mas outros ambientes do prédio de estilo neoclássico inaugurado há quase 200 anos, em 1º de junho de 1817.

Amanhã, o público terá a oportunidade de prestigiar o espetáculo de dança “Piranha”, do ganhador do prêmio de Projeto Artístico da Associação Paulista de Críticos de Arte, Wagner Schwartz. Este espetáculo também faz parte da parceria com o projeto Conexão Dança. Logo após, haverá show com os artistas Tiago Máci, Regiane Araújo, Tassia Campos e Tutuca.

Para sexta-feira, a programação será em diversos espaços do teatro. “Planejamos também uma tarde inteira com atrações simultâneas em diversos espaços do Teatro, que acontecerão na sexta-feira”, anunciou Celso Brandão, diretor do teatro.

Nesse dia, a festa começa cedo, a partir das 14h, com cortejo saindo da Praça Deodoro até o teatro. No Salão Nobre, quarteto com músicos da Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa animará o começo da tarde, enquanto no Salão Versátil se apresentará o pianista Nilton Cruz. E nos outros espaços do teatro, os músicos da Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale se apresentarão. No final da tarde, o público poderá assistir à peça teatral “Entre a missa e o almoço”, comédia de Artur Azevedo que retrata os costumes da vida cotidiana no final do século XIX.

No bar do teatro, a Academia Ludovicense de Letras apresentará o recital de poesia “Colhendo Poemas” e os músicos da Escola de Música Lilah Lisboa farão roda de Choro. A noite a Orquestra Jovem do Maranhão João do Vale fará a abertura do espetáculo Divertissement com bailarinos convidados.

No sábado (4), além da apresentação da peça “Contos Africanos” (salão versátil), com o ator Urias de Oliveira, haverá intervenção com o Grupo Drao, Evoé, com o ator Eduardo Reis e no Palco Italiano, acontecerá stand up com Ted Mack e a comédia Pão com Ovo.

Para Celso Brandão, essa é a oportunidade de festejar e ao mesmo confraternizar com artistas de todos os seguimentos na maior casa de espetáculos do Maranhão. “Para isso, preparamos uma programação especial para quem curte música clássica. Estarão em nosso palco o violonista Luiz Júnior, o pianista Willame Belfort, a Orquestra de Violões, a orquestra de Câmara da Emem, além da apresentação da ópera cômica ‘Bastien and Bastienne’, 1 ato, de Wolfagng Amadeus Mozart, na regência do maestro Wendell Kettle” destaca Celso Brandão. As programações tanto do Conexão Dança quanto do aniversário do teatro são gratuitas.

Serviço

O quê

Aniversário do Teatro Arthur Azevedo e abertura do Conexão Dança

Quando

Hoje, às 19h

Onde

Teatro Arthur Azevedo, Centro

Entrada Gratuita

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.