violência

Soldados morrem em combate com separatistas no leste da Ucrânia

Conflitos intensificaram apesar da trégua, diz porta-voz; país vive há dois anos conflito que opõe governo e separatistas pró-Rússia

Atualizada em 11/10/2022 às 12h48

Kiev - Três soldados ucranianos morreram e outros oito ficaram feridos em combates com os separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, anunciou ontem um porta-voz militar ucraniano, que falou de intensificação do conflito nas últimas semanas.

"Nas últimas 24 horas, três soldados morreram e outros oito ficaram feridos. Estas perdas foram infligidas ao exército ucraniano nos arredores de Donetsk e de Mariupol", declarou Andrii Lysenko.

"O inimigo utiliza armas pesadas. Anteontem, registramos o uso de (lança-foguetes múltiplos) Grad. Há menos disparos, mas são mais potentes", disse por telefone à AFP. "Se comparamos a situação com a do mês passado, podemos dizer que se trata de uma intensificação do conflito", concluiu.

A Ucrânia vive há dois anos um conflito que opõe as forças governamentais e separatistas pró-russos, apoiados, segundo Kiev e o Ocidente, pela Rússia. Moscou desmente que apoie estes separatistas.

O confronto deixou cerca de 9.300 mortos e mais de 1,5 milhão de deslocados desde seu início, em abril de 2014.

Apesar de ter instaurado várias tréguas, os confrontos sangrentos seguem atingindo a linha de frente.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.