A Banda Legenda, que deu um tempo dos palcos em 2013, retorna neste domingo, dia 3, rebatizada como George Gomes e Banda Legenda. O show será às 22h na Casa das Dunas (Av.Litorânea) e no repertório os músicos relembrarão clássicos do reggae e apresentarão uma música do novo trabalho, o CD “Bumba Roots”, que ainda está sendo gestado pelo grupo.
De acordo com George Gomes – que integrou as bandas de reggae Conexão Rasta e Zimbabwe, ambas com o baixista Gérson da Conceição e que foi o idealizador da Legenda – a volta aos palcos se deu por dois motivos. “Essa retomada foi motivada mesmo pela saudade que sentimos em tocar e também pelo fato de muitas pessoas cobrarem isto já que todos os músicos que compõem a banda têm carreiras sólidas e tocam com quase todos os artistas de São Luís”, disse o baterista e vocalista do grupo.
Além de George Gomes, a Legenda é formada pelo baixista João Paulo, o guitarrista Edinho Bastos e os tecladistas Marcos Cliff e Jesiel Bives. Para o show de hoje a trupe reuniu um repertório que contempla clássicos do ritmo jamaicano, composições da banda que lançou dois discos, “Negro” que reúne 11 faixas e um repertório composto por versões e músicas de compositores maranhenses como Erivaldo Gomes, Santa Cruz, Alê Muniz e Gérson da Conceição, além de músicas da própria banda.
O segundo disco é “A Paz”, em meados da década de 2000. “Além destas vamos tocar ‘Boi de Lágrimas’ que integra nosso projeto Bumba Roots cuja proposta é unir o ritmo jamaicano com o boi”, adianta George Gomes.
O novo disco será composto por 10 faixas, que ainda não podem ser divulgadas pois estão em processo de autorização, de acordo com George Gomes, que assina os arranjos do novo disco. A princípio o projeto está sendo desenvolvido de maneira independente, mas a intenção é inscrevê-lo na Lei Estadual de Incentivo à Cultura para, a partir da aprovação, começar a captação de recursos.
Com o nome inspirado no disco “Legend”, de Bob Marley, a Legenda surgiu em 2001 e ficou conhecida pela massa regueira como “A Radiola Viva do Reggae” por levar para os palcos o reggae dos salões, as sequências das radiolas, sem, é claro, abandonar seu lado autoral. Desde sua criação a banda já passou por algumas mudanças em sua formação, mas mantém a base que a originou.
O grupo também se destaca por sua qualidade musical, prova disto é que serviu como base para artistas de renome do cenário mundial do reggae, como Honey Boy, Jack Brown, Owen Gray, Siddy Hancks, Jimmy Mack, Noris Colle, George Decker, Eric Donaldson, entre outros nomes que já se apresentaram em São Luís.
Além da capital, a Legenda se apresentou em Brasília, Tocantins, Piauí, Pará, Ceará, e participou de eventos como SunSplash e Maranhão Roots Reggae Festival.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.